CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!

CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!
Villanueva, 31 Out 2017 - Les Casernes

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!
Coimbra, 16-18/09/2016

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!
Setembro Aljustrel, 27 Setembro 2015.

A TAÇA É NOSSA!

A TAÇA É NOSSA!
Igualada, 26 Abril 2015!

LIVRAMENTO AO RUBRO!

LIVRAMENTO AO RUBRO!
Mustang trepa a rede, 12 Outubro 2014

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!
VALONGO, 24 JULHO 2016,

VOLTOU A PAIXÃO!

VOLTOU A PAIXÃO!
André Pimenta - Loures - 12 Jan 2013.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

AS MINAS DO INGLÊS, EM NUZEDO DE BAIXO - VINHAIS.

Interessante o facto de ter nascido numa aldeia mineira em que se "falava" inglês, dado o patrão das minas ser de origem de Sua Magestade. Tinha avioneta para ir ao Porto e Lisboa tratar de negócios. Introduziu o futebol com uma equipa que se filiou no Distrital de Bragança. Em miúdo também joguei o "Hoquei" - a CHOCA -  na minha Terra Natal . Isto tudo em Nuzedo de Baixo, Concelho de Vinhais, um dos sítios onde o Hóquei "nasceu", por volta da década 40. Hoje em dia resta uma aldeia abandonada e com uma escola com apenas 6 alunos. Desertificou e envelheceu, mas as minhas raizes vêm daí.


Bairro da Igreja

O site da AP Alentejo publicou há uns tempos a "história" do HP em Portugal e que transcrevo.
Evolução do Hóquei em Patins em Portugal


Em Portugal, julga-se que o hóquei em patins teve a sua origem no jogo da Choca. Esse jogo era jogado por cinco jogadores munidos de um pau (que podia ser, ou não, curvo na ponta), uma pequena bola de madeira (ou uma pinha) que tinha o nome de reca, choca ou porca, ou em outras localidades, unha de boi (corneta).
O primeiro relato histórico remete-nos para 1873, data em que D. Maria Pia terá apresentado os primeiros patins em Mafra. Durante muito tempo a patinagem esteve ligada à aristocracia. O primeiro ringue foi construído na antiga cidade de Lourenço Marques (1905).
Os primeiros registos de patinagem em recintos públicos apontam para o Colégio Militar e Escola Académica de Lisboa (1905). Nesse mesmo ano terá sido praticada colectivamente em Carcavelos, por influência de funcionários ingleses. Os ingleses foram também os responsáveis pela realização do primeiro jogo entre equipas portuguesas (1912), com equipamentos cedidos por eles.

Os ingleses terão sido os grandes impulsionadores e influenciadores do inicio da prática do Hóquei em Patins em Portugal. Nos anos 1930 a 1940, era praticado nos concelhos de Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Vinhais, Espinho, Cantanhede, Fornos de Algodres, várias localidades da Beira Baixa e ainda Sesimbra. A Federação Portuguesa de Patinagem foi fundada em 1933.

Em 1939 organiza os primeiros campeonatos nacionais, os quais foram ganhos pelo Sporting. Portugal, para orgulho de todos os portugueses e em especial dos praticantes e de todas as pessoas ligadas ao hóquei em patins, é o país do mundo com mais títulos internacionais conquistados.


BEM ME PARECIA QUE ESTE BICHINHO DO HP NÃO ERA SÓ DE TER ESTUDADO NA SALESIANA NO ESTORIL, ONDE HOUVE GRANDE ESCOLA DA MODALIDADE. AFINAL, O JOGO QUE EU PRATIQUEI - A CHOCA - JÁ ERA INDÍCIO QUE EU IRIA UM DIA SEGUIR O SONHO!

12 comentários:

Anónimo disse...

Tiro o chapéu a este interessante post. Parabéns Eng. Este é um homem de Cultura.
FC

Anónimo disse...

Não fazia a mínima ideia da origem do hóquei e hoje aprendi mais umas coisas. Os ingleses realmente foram pioneiros e o hoquei já foi uma modalidade importante e até já foram campeões e depois quase desapareceram e estão agora a voltar. Interessante saber que em Sesimbra o bichinho é antigo, como em Espinho que ainda hoje tem por lá muitos ingleses.
Este artigo de hoje foi muito bom.
Adelino N.

Anónimo disse...

Em sítios onde havia minas havia hóquei e ainda me lembro das Minas da Panasqueira que até há bem pouco tinham hoquei e a influência era também inglesa.

Anónimo disse...

A D LINA É QUE PODIA VER A HISTÓRIA DO MINEIRO DE ALJUSTREL. HÁ QUANTO TEMPO? TAMBÉM FORAM INGLEZES?

GDB disse...

Caro anónimo, eu vou falar com a D. Lina e Ela nos explicará. Ainda vamos concluir que este é um desporto de Ingleses porque afinal eram eles que controlavam as Minas em Portugal. Tal como também controlavam o Vinho do Porto desde o Sec XVI.
GDB

Antonio Nabais disse...

Rezam as crónicas que em Moçambique a Stickada inicial foi de Italianos, por volta de 1904.

Abraço

Anónimo disse...

"A prática da patinagem em Moçambique data de há 100 anos, isto é, muitas décadas antes da Independência Nacional conquistada em 1975, pelo que se pode considerar que é uma prática com alguma tradição em Moçambique. Lembremos entretanto que já nas zonas semi-urbanas se praticava uma modalidade semelhante a hóquei em campo, que as crianças praticavam nos seus folguedos.

Está registado que o primeiro jogo de hóquei que se realizou no então “território português” teve lugar num recinto, cujos restos ainda hoje existem, nas traseiras do Cinema Matchedje (então o Teatro Varietá), no ano de 1904. Foi protagonizado por emigrantes italianos liderados por membros da família Buccelato, que mandara construir o referido recinto. É a partir de Moçambique e dos patinadores de então, que a modalidade se expande até Portugal. No ano de 1930, Portugal participa no seu 1º Campeonato do Mundo, e o guarda-redes dessa equipa chamava-se Fernando Pinto Adrião. Este, em 1934, abandona Portugal e vem residir para Moçambique, onde veio dar o impulso fundamental que deu o grande empurrão à modalidade local.

Durante o período colonial a patinagem em Moçambique, sobretudo a modalidade de Hóqueis em Patins, atingiu níveis de desenvolvimento invejáveis e lançou o nome do país para além fronteiras através da participação de seus atletas em competições internacionais, embora em representação da selecção portuguesa. Nos meados dos anos 50 surgiu uma equipa fabulosa que derrotou a então Selecção campeã mundial, a Espanha.

Esta, Campeã do Mundo em 1957, realizou uma digressão a Moçambique juntamente com a selecção portuguesa e acabou derrotada por 5-1 pela selecção de Lourenço Marques, onde pontificava o quinteto maravilha: Alberto Moreira, Fernando Adrião (filho), Francisco Velasco, Amadeu Bouçós e Manuel Carrelo. A partir daí o então seleccionador português viu-se “obrigado” a convocar esses 5 jogadores para a Selecção de Portugal. Essa equipa fabulosa conquistou vários campeonatos do Mundo (4 seguidos), vários Europeus e Torneios de Montreux. Dela fazia parte aquele que ainda hoje é considerado em vários países (Argentina, Espanha, Itália, Uruguai, Brasil, etc., à excepção de Portugal, claro) como o melhor jogador de hóquei de todos os tempos, Fernando Amaral Adrião, que liderou a Selecção de Moçambique presente no 1º Campeonato do Mundo em que participamos como País, no Chile em 1978. Ainda hoje Fernando Adrião detém um recorde pessoal impressionante, imbatível na modalidade, e sem comparação mundial em muitas outras: 5 vezes campeão do mundo, 2 vezes campeão europeu, entre outros títulos, que o levaram a ser considerado pela imprensa desportiva da América Latina como o “Pelé do hóquei”. Dessa equipa fazia também parte Francisco Velasco, considerado por muitos analistas desportivos como o verdadeiro cérebro dessa equipa e uma referência obrigatória ainda hoje em dia para os treinadores da modalidade, tendo sido treinador em Moçambique, Portugal e Itália".

Extracto enviado por António Nabais. Obrigado e um bom acrescento.

Abraço do GDB

juvehoquei disse...

O aparecimento do hóquei em patins em Aljustrel, numa primeira fase, remonta aos ano 50.Depois com o desaparecimento do ringue existente, o hóquei veio a cair no esquecimento.Mais tarde, em 1973, com a construção do ringue do Torito e com o entusiamo e empenho do seu impulsionador, o Sr. Armindo Peneque,nascido em Aljustrel, iniciou-se uma nova faceta do hóquei em Aljustrel.
Os ingleses aqui foi mesmo so para extrair o dinheiro e depois fechar as portas.

Anónimo disse...

Estas minas chegaram a empregar 900 pessoas e o Sr. Inglês está sepultado lá num alto junto a uma capelinha. Faleceu num acidente de aviação. Era pessoa querida na nossa zona.
Nunca imaginei que alguma vêz tivesse por ali havido hóquei.
De Nuzedo à minha aldeia são cerca de 12 Km e naquele raio só conheço um jogador de hóquei que é o Ricardo Figueira e um aprendiz que é o meu garoto.
Visito regularmente este blog e não pára de me surpreender.
Continuo a ter fé que havemos de nos encontrar TODOS em eventos hóquisticos muito em breve.
Um abraço apertado.
Luis Morais

Anónimo disse...

Excelente pesquisa e pelo que leio este artigo levantou muita curiosidade. Afinal o hóquei é quase centenario

rui borges disse...

olá gostei da história do hóquei em nuzedo de baixo de onde sou nascido e criado!
continuo a ir frequentemente lá!
por isso garanto que não é uma aldeia abandonada e talvez seja uma das mais bonitas de portugal

a minha família também é borges


do avós joão borges e teresa

GDB disse...

Olá Rui,

Então somos primos, seguramente. Havia os Morais, Os Dias, Os Borges, Os Castanheiras, Os Patrícios, os Vale que dominavam os apelidos.

Aparece no facebook

Abraço

Gilberto Dias Borges

GDB