Há um quarto de século, vivíamos na Póvoa de Sta Iria e houve, entretanto, a possibilidade de mudarmos para a Portela. Andava o nosso filho Pedro, na barriga da Chefe, mas mesmo assim, guerreira e lutadora como sempre, conseguiu convencer-me a fazermos um "bom negócio", que à data era algo oneroso para o nosso orçamento. Adquirimos aqui o nosso T4, por Eur 24.000,00 e hoje valerá 10 x mais. E vou dizer-vos que vale muito mais:
* Temos um dos 1ºs Centros Comerciais do Pais que segue actualizado e com vida. Nele existem comércio, restauração, lojas de marca e todo o tipo de Bancos necessários. Não precisamos mais que 3 minutos a pé para estar perto de tudo. As grandes superfícies não retiraram valências ao nosso CCP ( Centro Comercial da Portela).
* Os jovens têm espaço de laser e residentes com acesso a zonas desportivas completas ( Pavilhão, campos de futebol, courts de ténis e complexo de piscinas e ginásios).
* Os Pais têm um conjunto de pacote de unidades escolares que preenchem os seus desejos de ter os filhos a dois passos de casa.
* Os residentes têm acesso a 3 Farmácias e a uma Igreja, cuja decoração e arquitectura foram contestadas mas que agora estão enquadradas na ambiência que a envolve.
* Os residentes têm zonas verdes que fazem da Portela um JARDIM com um pulmão excelente para a sua oxigenação.
* Os residentes estão a 2 passos da Expo e a menos de 500 metros de um vasto leque de acessos para saídas para os 4 pontos cardinais.
* Os residentes têm acesso a uma rede de transportes excelente e estão perto da Gare do Oriente ou da nova rede de Metro para o Aeroporto.
E a Portela, começa a rejuvenecer-se. Os filhos da Portela não querem sair daqui e a 2ª geração já adquire casa. No nosso prédio, o Pedro e Inês há 25 anos eram os mais novos. Hoje já "voam" e o nosso prédio voltou a ter bébés a chorar. É um bom sinal, porque verificamos um renovar de gerações para dar continuidade à vida desta Localidade. Os nossos filhos querem ficar por aqui. A Inês vive a 300 metros de nós e o Pedro para lá caminha, um dia destes. Os amigos de berço, deles, também pensam assim.
Um contra: a Portela está saturada de carros. Há 25 anos as garagens não esgotavam os seus 80/90 lugares e nas ruas não havia praticamente carros. Hoje, com 15 a 20.000 habitantes, luta-se por um lugar. Cada fogo pode ter 3-4 viaturas.
Outra contra: a proximidade do aeroporto e para quem viaja, o pedir serviço de táxi para a Portela pode servir para reacções palermas de alguns profissionais taxistas. O recorrido é muito curto e melhor seria levar um cliente ou um "camone" até ao Estoril. Mas há sempre uma alternativa que é a praça de táxis da Portela que está 24 hrs/dia ao serviço da população.
Aqui deixo algumas fotos que espelham bem o que acabo de dizer:
EM 1997 TIVEMOS HIPÓTESE DE TROCAR PARA A EXPO. MAS OS NOSSOS FILHOS NÃO QUISERAM DEIXAR CÁ OS AMIGOS, MESMO APENAS AFASTADOS POR 1-2 KMS. E POR CÁ SE MANTÊM TODOS E POR CÁ COMEÇARAM A CRIAR AS SUAS NOVAS FAMÍLIAS. A PORTELA CONTINUA A SER UM CONDOMÍNIO APRAZÍVEL. POR CÁ VAMOS CONTINUAR. VALEU A PENA A APOSTA DA CHEFE!!!
4 comentários:
Gilberto, sou vizinho seu e vivo aqui há menos anos e é verdade o que diz. Um dos motivos porque mudei da zona do Lambert para aqui foram exactamente as razões aqui apontadas. Pena alguns vizinhos que não sabem o que é viver em condomínio, mas temos que levar com eles. Um abraço
Luis
Tio, bonita reportagem pela Portela onde nasci e quero viver. Não há como a Portela. A malta jovem que nasce aqui não sairá deste local onde se convive e onde temos os nossos amigos desde meninos.
Abraço
AINDA HOJE EM DIA A PORTELA É UM LOCAL MUITO SOLICITADO E O PROBLEMA É NÃO HAVER CASAS. AINDA BEM. AS QUE HÁ FICAM PARA OS QUE JÁ NASCERAM CÁ
A Portela foi desde sempre um lugar favorito para mim e a minha família porque vivemos bem perto, mas o problema é não conseguir arranjar lá casa porque não são baratas.
Enviar um comentário