Ainda no seguimento do meu post de ontem, um amigo meu transmitiu-me por email uma história interessante que passo a transcrever:
Estava há dias a falar com um amigo meu nova-iorquino que conhece bem Portugal.Dizia-lhe eu à boa maneira do "coitadinho" português:
- Sabes, nós os portugueses, somos pobres ...
Esta foi a sua resposta:
- Como podes tu dizer que sois pobres, quando sois capazes de pagar por um litro de gasolina, ao triplo do que pago eu? Quando vos dais ao luxo de pagar tarifas de electricidade e de telemóvel 80 % mais caras do que nos custam a nós nos EUA? Como podes tu dizer que sois pobres quando pagais comissões bancárias por serviços e por cartas de crédito ao triplo que nós pagamos nos EUA? Ou quando podem pagar por um carro que a mim me custa 12.000 US Dólares (8.320 EUROS) e vocês pagam mais de 20.000 EUROS, pelo mesmo carro? Podem dar mais de 11.640 EUROS de presente ao vosso governo do que nós ao nosso.
Nós é que somos pobres: por exemplo em New York o Governo Estatal, tendo em conta a precária situação financeira dos seus habitantes cobra somente 2 % de IVA, mais 4% que é o imposto Federal, isto é 6%, nada comparado com os 20% dos ricos que vivem em Portugal. E contentes com estes 20%, pagais ainda impostos municipais. Além disso, são vocês que têm "impostos de luxo" como são os impostos na gasolina e no gás, álcool, cigarros, cerveja, vinhos etc., que faz com que esses produtos cheguem em certos casos até 300 % do valor original, e outros como imposto sobre a renda, impostos nos salários, impostos sobre automóveis novos, sobre bens pessoais, sobre bens das empresas, de circulação automóvel. Um Banco privado vai à falência e vocês que não têm nada com isso pagam, outro, uma espécie de casino, o vosso Banco Privado quebra, e vocês protegem-no com o dinheiro que enviam para o Estado. E vocês pagam ao vosso Governador do Banco de Portugal, um vencimento anual que é quase 3 vezes mais que o do Governador do Banco Federal dos EUA...
Um país que é capaz de cobrar o Imposto sobre Ganhos por adiantado e Bens pessoais mediante retenções, necessariamente tem de nadar na abundância, porque considera que os negócios da Nação e de todos os seus habitantes sempre terão ganhos apesar dos assaltos, do saque fiscal, da corrupção dos seus governantes e dos seus autarcas. Um país capaz de pagar salários irreais aos seus funcionários de estado e da iniciativa privada. Os pobres somos nós, os que vivemos nos USA e que não pagamos impostos sobre a renda se ganhamos menos de 3.000 dólares ao mês por pessoa, isto é mais ou menos os vossos 2.080 €uros. Vocês podem pagar impostos do lixo, sobre o consumo da água, do gás e da electricidade. Aí pagam segurança privada nos Bancos, urbanizações, municipais, enquanto nós como somos pobres nos conformamos com a segurança pública.
Vocês enviam os filhos para colégios privados, enquanto nós aqui nos EUA as escolas públicas emprestam os livros aos nossos filhos prevendo que não os podemos comprar. Vocês não são pobres, gastam é muito mal o vosso dinheiro. Vocês, portugueses, ou são uns estúpidos ou uns mansos.
COMENTÁRIOS? TUDO ISTO É VERDADE E NÃO TENHO NADA A COMENTAR NEM A ACRESCENTAR. CONTINUEM A TER UMA "RICA" SEMANA, PELO MENOS COM SAÚDE E MENOS MANSIDÃO. EU FAÇO A MINHA PARTE!
6 comentários:
Excelente artigo de opinião, infelizmente baseado na cruel realidade em que vivemos.
Mais uma vez o Sr me surpreende com um achado que é a verdade real e realmente somos uns mansinhos. Boa reflexão para todos e dá que pensar. Nem vale a pena comentar isso é verdade porque tudo isto é real, mas é a fereração europeia que escolhemos. Conheço outros paises e não são muito diferentes à Excepção dos nórdicos, Holanda, Luxemburgo e Alemanha.
Tiro-lhe o chapéu amigo, pelo bom artigo de reflexão. E realmente há que fazer um grande manguito à Bordalo Pinheiro.
LM - Coimbra
Amigo Dias Borges, não o achava nunca como bloguista mas tenho que lhe dar os parabéns. Foi um amigo comum que me disse que visse o seu blog por causa da sua esposa. Realmente é preciso lutar muito e este artigo de hoje, esse então tenho que tirar-lhe o chapéu. Muito bem apanhado e infelizmente é o que vivemos no dia a dia.
Sempre a considerá-lo.
MRG - Saudações Leoninas e felicidades para a sua família e para o nosso hóquei que acompanho pelo nosso jornal e sei que vai bem.
Gastamos muito mal o nosso dinheiro, isso é verdade. Somos também um povo de vaidades exteriores e há que saber respeitar o dinheiro porque quando faz falta e não há, azar!
ISTO SÓ LÁ VAI COM UM GRANDE MANGUITO REALMENTE MAS TERÁ QUE SER FEITO PELO MENOS POR 50.1% DOS PORTUGUESES. OS FRANCESES ESTÃO VIOLENTOS? NADA DISSO, ELES SEMPRE FORAM DE RECLAMAR OS DIREITOS
Isto dá que pensar e infelizmente somos uns tesos ricos sem dinheiro e sem qualidade de vida
Enviar um comentário