Muammar Kadhafi.
É um dos Governantes do Mundo com mais anos no poder. Tinha 27 anos quando deixou o curso de Geografia e aderiu ao Golpe Revolucionário que acabou com o Reino Unido da Líbia. Estávamos em 1969. O "ouro negro" tinha sido descoberto no seu País havia 10 anos e as lutas internas e extrenas provocaram a correria à riqueza natural. Despertou então um controle apertado sobre os seus opositores. Para se ver livre deles nada melhor que dizimá-los, nem que tivessem sido as suas muletas direitas, na Revolução Verde.
Bandeira Líbia desde 1977
Mantém as suas excentricidades nos trajes, na forma como se desloca fora do País com o hábito de dormir em uma tenda beduina sobre areais e camelos de vigia a dar o aspecto de um verdadeiro beduino. Para segurança nada melhor que um esquadrão de mulheres.
Foi meu herói quando passei da adolescência até à juventude universitária. Isto porque todos nós, desta minha geração, tivemos um pouco de maoistas, anti-imperialistas e adepto de Povos Árabes que sempre fizeram frente aos Americanos. Este Homem conseguiu criar uma doutrina própria fundindo esse espírito maoista e anti-imperialista com o fundamento do Islão, facto que só lhe granjeou antipatias em todo o Universo Muçulmano. Foi um irreverente e um criativo anti-isolacionista. Sofreu com o seu Povo - muito pelo seu feitio - grandes embargos económicos e sempre conseguiu libertar-se.
Mas há um momento em que tendo o Povo contra si, dificilmente resistirá. Este Povo que o saudou em muitos dos momentos, verificou que a riqueza do País está cada vez mais mal distribuida e não foi para isso que eles, os Líbios, o ajudaram na sua Revolução Socialista e Popular, com misto de ideais Muçulmanos. Há um momento em que disseram: Chega!
Eu cresci, amadureci e estabelizei nas minhas crenças existencialistas e de pensamento. Acalmei com a idade. O meu herói de Infância e de Juventude "ditatorizou" e acabou como o Rei Idris: apeado por uma nova geração de jovens que se valeram das estradas novas da comunicação - Facebook, Internet, Meios audiovisuais via telemóvel - para furar esta muralha de aço. Estive na Libia, em 1986, em viagem de negócios. Tinha 29 anos e confesso que gostei de visitar a Tripolitânia, fundada pelos Cartagineses, Terra por donde passaram Fenícios, Romanos e Turcos. País que viveu sob a alçada de vários Impérios. País que fez do petróleo um novo império do negócio e do enriquecimento ilícito. Um País e um Povo que perderam a confiança no seu Lider.
ESTE HOMEM COM IDEAIS REVOLUCIONÁRIOS, QUE CRIOU A BONITA BANDEIRA MONOCROMÁTICA - VERDE - COMO DEVOÇÃO AO ISLÃO. QUE COMBATEU O IMPÉRIO AMERICANO E SE ALIOU A REGIMES COMUNISTAS E MAOISTAS PARA PODER SOBREVIVER. ESTE HOMEM QUE FEZ DA LÍBIA UM DOS PAISES MAIS RICOS DE AFRICA E DO MUNDO ÁRABE. UM HOMEM QUE ACREDITA NAS MULHERES MAIS QUE NOS SEUS COMPANHEIROS DE ARMAS. UM HOMEM QUE FUROU O PROTOCOLO DAS NAÇÕES UNIDAS AO DISCURSAR 90 MIN EM VEZ DOS TRADICIONAIS 15 MINUTOS. UM HOMEM QUE FEZ DA EXCENTRICIDADE A SUA DIFERENCIAÇÃO DO RESTO DE GOVERNANTES. UM HOMEM QUE GOVERNOU UM PAÍS QUE NEM FOI REPÚBLICA NEM MONARQUIA. ESTE HOMEM CRIATIVO DEIXOU DE SER ATRACTIVO PARA AS MASSAS POPULARES. E AGORA QUE ATINGIU A PROVECTA IDADE DOS QUASE 69, VIROU ESCROQUE DITADOR, GENOCIDA PRIMÁRIO. UM VERDADEIRO KAMIKAZE AO SACRIFICAR O SEU POVO E A PROMETER TAMBÉM MORRER A SEU LADO. KADHAFI, DEIXASTE DE SER O MEU HERÓI DE RAPAZ UNIVERSITÁRIO! ACABA O TEU CURSO DE GEOGRAFIA E ESTUDA BEM O TEU MULTIFACETADO PAÍS COM MAIS DE 18 TRIBOS E MUITO MAIS QUALIDADES ANCESTRAIS QUE TU NUNCA APRENDESTE A RECONHECER. QUE VOLTEM OS CARTAGINESES A ESTA TRIPOLITÂNIA!!!
8 comentários:
Meu caro amigo Eng, Mais uma vez tenho que vir aqui escrever e tirar-lhe o chapéu a este post que está muito bem arrancado. Um pensamento fluente sobre diferentes temas e que revela cultura. Digno de um artigo jornalistico. Um abraço e que o Kadhafi se cure desta grande dor de cabeça que criou a ele mesmo.
FC
Este artista vai lançar uma guerra sobre os seus súbditos e acabará um pais lavado em banho de sangue. Uma barbaridade e oxalá a comunidade internacional intervenha já. Como fizeram no Irão, Iraque e Afeganistão. E um dia destes os jovens também a armam na Europa.
Um personagem peculiar.
Também muitas vezes questiono os meus verdes anos.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...
Em breve terei que dar noticias!
Abraço e continuadas melhoras
Também houve tempos que admirei esta espécie rara da política mundial. Mas vai cair mais tarde ou mais cedo e até acredito que morra com armas na mão.
Mais um dinossaro que est´a desaparece. Graças a Alá
AINDA RESISTE MAS VAI CAIR. E MORRER NA SUA TERRA
Enorme comentário e revela cultura e sensibilidades
Thank you dear Eng for this interesting article. If you don't mind I will add my little comment in english since my portuguese could comment "Your Women Day Celebration" but can't go much further (for the moment).
Your article draw my attention and fed my interest for this "2011 Holocaust". So far, all my thoughts were going to these poor people, trapped and dispaired citizens craving for freedom.
But today I have another concern.
Which commitment are Western countries supposed to demonstrate for this civil war? What is this involvement all about?
For sure some help is to be brought there by International Awareness, no doubt about that.
There is somehow an indepth contradiction between what used to be our relationship with this dictator and what it is now. This guy, though considered as a well-known terrorist, was welcomed "like a King" and honoured by our governments some years ago. Let's recall his coming to France and Mr. Sarkozy and how he was welcomed and embraced, leaving him install his tent in the "Palais de l'Elysée" gardens... What about Berlusconi bringing him the 200 women he requested on his arrival!! Western hypocrisy smiling at petrodollars for their electoral campaigns.
Today, as usual, we send our kids there to save their kids.
Let me then understand (to a certain extend) his rage and will for revenge.
And let me not understand the usual" it will not take long before he gives up" that I've been listening to every single day by our geopolitical or military experts on TV since the very first day of our intervention.
I think I read that for Vietnam, Cambodia and heard that no too long ago for Irak.
To be continued...
CDM/CBO Nena
Enviar um comentário