Decorreu, ontem em Alvalade, mais um derby. De um lado um SLB moralizado e que ainda acredita no título e do outro o meu Sporting CP, moribundo e sem chama. A tradição de que quem está pior normalmente ganha não se verificou.
Chocaram-me alguns factos que presenciei. Uma primeira tocha enviada pela claque Juve Leo, ainda as equipas estavam perfiladas. E depois, uma outra que ia acertando em cheio no guardião Roberto, havia 2-3 minutos de jogo.
Acontece o golo do SLB aos 15 minutos e "rebenta" uma carga policial, brutal, sobre esta claque. Este episódio teve várias fases de avanços e recuos, ao ponto de as pessoas estarem mais atentas à pancadaria que ao jogo.
Na zona onde me encontrava, vi entrar as claques do SLB e verifiquei que quase todos os jovens romperam o primeiro cordão de segurança e controle. A prova veio alguns minutos depois e ainda com o jogo por iniciar: rebentamento de petardos, cadeiras incendiadas e pânico nas bancadas à volta, com famílias a sairem do estádio, com crianças pela mão.
Dá-se, então, o "cerco" destes adeptos por forças da segurança. Petardos continuaram a rebentar; provocações seguiram em ritmo constante e não vi, o mesmo peso e a mesma medida dos "soldados da Segurança Pública". As pessoas das imediações arredaram pé. Do lado contrário continuava a luta de vai e vem entre a Juve Leo e a Polícia.
Percebi então que o futebol não é um desporto seguro para se ver. Nunca mais as crianças que eu vi, vão querer ir ao futebol para torcer pelos seus ídolos. As pessoas vivem num turbilhão de preocupações, de frustrações e descarregam as suas energias mais negativas nestes momentos. E da parte da Polícia idem aspas, aspas!
ESPERO QUE ALGUÉM RESPONSÁVEL, PELO MEU CLUBE (SERÁ QUE AINDA HÁ?) FAÇA UMA EXPOSIÇÃO PARA LEVANTAMENTO DE RESPONSABILIDADES QUER JUNTO DA CLAQUE JL QUER AINDA JUNTO DOS OUTROS APOIANTES DO SLB. HÁ IMAGENS QUE SÃO INSOFISMÁVEIS. OU SE ARRANJA UMA SOLUÇÃO OU O FUTEBOL DEIXA DE SER A FESTA DAS FAMÍLIAS. À NOITE, TODO O GATO É PARDO. POR ISSO, PROPONHAM E JÁ QUE O FUTEBOL SE PASSE A JOGAR AOS DOMINGOS À TARDE E PROMOVAM A FESTA DA FAMÍLIA E NÃO ESTAS BATALHAS NAS BANCADAS. SENTI QUE COMEÇO A ESTAR A MAIS NAS BANCADAS DO MEU ESTÁDIO QUE DEVERIA SER LOCAL DE SÃO CONVÍVIO E NÃO SÍTIO DE AJUSTE DE CONTAS.
13 comentários:
Sr Engenheiro, comungo do seu post. A atitude da PSP foi vergonhosa, desmedida e preocupa-me que um dia ainda venha a haver uma desgraça e depois todos corremos a gritar " ao tio, ao tio". Quem esteve em Alvalade viu concerteza como vândalos de adeptos da outra equipa se comportaram com a PSP a deixar passar o tempo e a assobiar para o lado. Vergonhoso. Eu também vi Senhoras e crianças a sairem assustadas. O futebol não merece este tipo de gente. Sou Sportinguista e não estou aqui a defender as "virgens" da JL que não são. Mas foi muito mal medida a carga policial e uma queixa do clube deveria ser já feita para apurar o excesso de zelo para um lado e o lachismo para o outro. Agradeço que publique sff.
Pedro Sá
Uma vergonha o que se viu na Tv e ouviu na rádio.
Esperemos que tais comportamentos não se repitam nem estravazem para a sociedade em geral.
Melhoras à Chefe e
Aquele Abraço
COMO É QUE TANTOS NA TRIBUNA VIP OU CANDIDATOS A PRESIDENTE NÃO SAIRAM DO SEUS LUGARES E NÃO FORAM FALAR COM O COMANDO DA POLÍCIA. O ESPECTÁCULO QUE SE VIU DE VIOLÊNCIA FOI DE UM GRANDE EXCESSO E AINDA POR CIMA COM AS CLAQUES DO SLB A GOZAREM E A RIREM E A MANDAREM PETARDOS PARA ONDE QUERIAM. VI LÁ POLÍCIAS MAS NADA FIZERAM. OS ESTÁDIOS TEM QUE ESTAR VAZIOS E ESTES ANORMAIS DEVEM SER OS PRIMEIROS A NÃO PODEREM IR AO FUTEBOL. SOMOS UM PAÍS DE ATRASADOS EM CIVISMO. TAMBÉM ME DISSERAM QUE OS ADEPTOS DO SLB VIOLARAM TODOS OS CONTROLES DE ENTRADA. UMA VERGONHA. SOBRE A JL O QUE DIGO É QUE ESTIVERAM MAL E PODIAM TER CRIADO UMA INVASÃO GERAL PORQUE ELA ESTEVE EMINENTE. NÃO TEM QUE LANÇAR PETARDOS E FAROLAS PARA O RELVADO NEM PARA AS BANCADAS ONDE HÁ ADEPTOS DO SPORTING. NEM PARA LADO NENHUM. ALGUÉM É RESPONSÁVEL POR ENTRADAS DESTES ENGENHOS. DEMITA-SE JÁ O CHEFE DA DESORDEM DO COMANDO DISTRITAL DE LISBOA.
Simplesmente vergonhoso o que eu vi nas imagens da televisão. Nos jornais hoje também li que a claque do Benfica também fez o que quis e nem uma ameaça da polícia. Até nisto o Sporting segue atrás do Porto e Benfica. Por favor não batam mais no mais fraco que já pena bastante com tanta desorganização.
O que assistimos ontem em Alvalade foi a mais uma vergonha das forças policiais, que bateram sem pudor em que lhe aparecesse pela frente.
Não sou dos que defendem a postura da Juve Leo muitas das vezes, mas a atitude das forças de "segurança" foi VERGONHOSA!!!
Nas claques não há santinhos mas recordo que ontem havia público incluindo crianças que iam à festa e tiveram que sair "atropelados". Enfim, um exemplo de País à nora. Uma verdadeira manifestação terceiro mundista. E do outro lado estiveram santos que usaram e abusaram da provocação e das bombas
Não venham para aqui a falar mal dos apoiantes do Benfica. Eu vi que só estiveram a cantar as canções do Luis Piçarra e dos UHF. Nem uma provocação. Os petardos eram das claques do Sporting. Aliás à entrada vinham todos alinhadinhos e esperaram pela revista. Esta foto que aqui aparece com tochas a arder na bancada deles é uma fotomontagem e a tocha a existir foi enviada pelos adeptos do Sporting. Isto diz o relatório da PSP, Policias Sem Pudor...Vejam lá que até a demissionária Direcção do Sporting nem reclamou pelo que vi até agora.
Uma grande palhaçada o que vi nas bancadas de Alvalade e foi pena que não tivesse havido a invasão do terreno. E os jogadores do Sporting que já jogavam tão pouco e corriam menos deveriam ter pelo menos deixado de jogar em protesto já que ninguém que manda interviu.
A Liga de Clubes parece que vai levantar inquérito ao Sporting pelos incidentes nas bancadas. Bonito serviço!!!!!!!!!! E agora pergunto eu se o Sr Sócrates vai levantar processo ao Ministro assumido Benfiquista Rui Pereira e depedir já este sr e o comandante Costa Ramos que é muito fraquinho para comandar PSP. Faz falta um Kadafhi Português. minha nossa!
Só uma nota a acrescentar ao que aqui foi dito: há um Khadaffi português... tem por epíteto "Khadaffi dos Pneus" e curiosamente (ou talvez não!), está do outro lado da barricada e tem feito a agremiação dele (perdão, a agremiação de que é Presidente!), crescer a olhos visto... com túneis, polvos, estádios algarvios, passaportes rasurados, pneus, "branca", doping, barbas, "máximos", autocarros incendiados, proibições de entrada na Cidade, etc etc etc...
...enfim, Querido Sporting CP, quo vadis?
Continuamos bons samaritanos?
Ou vamos começar a ganhar desta forma?
Até aqui, defendi a honestidade... mas tanto "chapéu de tanso", começa a cansar-me... estou a ponderar virar a agulha...
Grande abraço, Engº!!!
Ansioso por dia 20... para o cumprimentar e venerar.
Caro amigo Henrique,
Lá nos veremos dia 20 de Março. Até lá Saudações Leoninas, muita saúde e que a convalescença do nosso Sporting seja rápida.
Um abraço
GDB
Afinal a policia entrou a "matar" sobre a bancada sul, porque os benfiquistas fizeram queixa à polícia de roubo de petardos à entrada do estádio e então a policia tentou recuperar tochas, navalhas, petardos, tudo. Porca de vida esta e ainda batem nos mortos para quê?
ESTA PSP TAMBÉM DEVIA LEVAR ESTE TRATAMENTO DE VEZ EM QUANDO E SOBRETUDO QUEM OS COMANDA PARA VER QUE DÓI. VERGONHOSA ACTUAÇÃO.
Vergonhoso!! Jogo devia ter sido imediatamente interrompido!! Não se admite!!
Enviar um comentário