CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!

CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!
Villanueva, 31 Out 2017 - Les Casernes

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!
Coimbra, 16-18/09/2016

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!
Setembro Aljustrel, 27 Setembro 2015.

A TAÇA É NOSSA!

A TAÇA É NOSSA!
Igualada, 26 Abril 2015!

LIVRAMENTO AO RUBRO!

LIVRAMENTO AO RUBRO!
Mustang trepa a rede, 12 Outubro 2014

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!
VALONGO, 24 JULHO 2016,

VOLTOU A PAIXÃO!

VOLTOU A PAIXÃO!
André Pimenta - Loures - 12 Jan 2013.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

OBRIGADO, LIEDSON!

Liedson levou sempre a melhor sobre o "carrasco" Luisão!

A notícia estava feita já há umas semanas. Liedson iria abandonar o Sporting CP depois de 8 anos ao seu serviço. Nem sempre simpático, mas a maioria das vezes era aquele que resolvia e afastava frustrações dos Sportinguistas. Neste Mundo do Futebol Profissional há muito "mercenarismo" e já não são os valores das décadas anteriores que levam qualquer jogador a deixar funcionar o coração. Agora são os milhões. E o nosso "Levezinho" também jogou com isso: atrasos no regresso do Brasil; polémicas com Sá Pinto por quem a corda partiu; levou cartões amarelos antes de "derbies" e as más línguas diziam que era "chantagem", etc.

Mas numa coisa eu estou certo. Foi dos jogadores do Sporting CP que mais me marcou. Depois da geração de 60 com os nossos grandes heróis Vencedores da Taça das Taças, em 1964, tive outras figuras de quem fui fâ: Hector Yasalde, o Chirola, que partiu aos 50 anos. Foi o melhor marcador de sempre dos campeonatos Portugueses com 46 golos. Vêm depois o Jardel, ao serviço do SCP, com 43 e em 3º lugar o "nosso" Eusébio com 42 golos. Já a entrar no final da década 70 e depois 80, foi o nosso Manuel Fernandes, mais os artistas Victor Damas, António Oliveira e Rui Jordão.

Segui-se um período de produção de canteranos como Futre, Figo, Cristiano Ronaldo, mas nenhum se fixou ao SCP. Foram moedas de troca por pouco dinheiro para o SCP e muito mais para o futebol Espanhol e Internacional. Nem aí soubemos aproveitar!

Em 2004, o Levezinho veio do Corinthians. E agora regressa ao seu Clube mas deixa uma imagem de marca quer em mim quer ainda em muitos Sportinguistas. À parte o mercantilismo, está a característica de "matador". Um leão leve, mas incisivo e decisivo. Ao SLB marcou 10 dos 169 golos da sua carreira, em Portugal. E Luisão bem o conhece porque na maioria dos casos sempre perdeu o duelo. Agora parte e aos 33 anos vai tratar de arrecadar mais uns "cobres" porque a vida de jogador  profissional é efémera, na maioria dos casos.

De realçar que foi o melhor artilheiro do SCP nas Competições Europeias. 2 vezes bota de Ouro, na Liga Portuguesa. Ganhou 2 TP, 2 Super Taças e teve uma final inglória da Taça UEFA contra o CSKA. O Título Nacional esteve por 3 vezes ao alcance. Numa delas, na Luz, Luisão "vingou-se" sobre o Ricardo e noutra delas um golo com a mão de Ronny do Paços de Ferreira, retiraram-lhe os festejos que ele merecia. E na terceira, nem sou capaz de mencionar os porquês, mas perdemos o título! E muitos se lembram, ainda!!!

Este salário no Brasil vale uma "dezena" mais que em Portugal!!!

Caro Liedson, tivemos a oportunidade de cruzar-nos algumas vezes. Fomos "Stromp" no mesmo ano. Sobre a humildade e simpatia nada a dizer. Sobre a qualidade de jogador, muito menos. Sobre a tua partida, quer eu quer a Chefe, perdemos para já o nosso ídolo e um dos que nos prendia às cadeiras, em Alvalade. Como aquele que resolveu na maioria dos golos que marcou ( 169 em 312 jogos ). Ficarás na lista dos meus troféus, como todos os que atrás mencionei. No Futebol, claro!

6 comentários:

Anónimo disse...

Assino por baixo este texto que está muito bem feito e é uma homenagem que partilho consigo, caro Eng Gilberto. É sabido que a idade não perdoa, mas acho que se já estamos fracos, mais ainda ficaremos porque Liedson era único. Sei que não podia durar sempre, mas eu gosto muito dele como jogador. E até ao servoço da Selecção Nacional foi muito util ao Sr Queirós.
Espero que ele seja feliz e um abração para si Eng Gilberto Borges.

Anónimo disse...

sem duvida um belissimo jogador e se se lembrarem esta entrada selvagem do Luisão não deu sequer expulsão. Foi a varrer e até agora me arrepio quando me lembro da imagem. Boa sorte para o Leve

Anónimo disse...

PACIÊNCIA, TEREMOS QUE IR BUSCAR OUTRO QUE FAÇA AS MARAVILHAS QUE VIMOS FAZER AO LIEDSON. BOA SORTE PARA ELE PORQUE VAI GANHAR COMO UM LORDE NO BRASIL

Anónimo disse...

Oxalá alinhe 6af para se despedir em beleza e que Alvalade pelo menos desta vez leve mais público para se despedir do Levezinho, que vai ficar na história do clube.

Anónimo disse...

Concordo totalmente com o seu excelente post, ao qual só acrescentaria 2 nomes que igualmente me marcaram na sua pasagem por Alvalade, falo de Salif Keita e Krassimir Balakov.
Obrigado Liedson por todas as alegrias que nos deste.
Só tenho receio é que agora que se foi o último anel, nos comecem a cortar os dedos, vamos ver o que acontece dia 26 de Março.
Saudações Leoninas

José Gaspar

GDB disse...

Caro José Gaspar,

Também foram meus ídolos, claro. O Keita era de excelente técnica. Um Tesouro. O Balakov também me encheu as medidas e sobretudo quando ele marca o golo ao SLB em Alvalade aos 12 segundos com pontapé do meio campo. De excelente recorte e demonstrou-o depois como Capitão da Bulgária. Ainda bem que coincidimos. Afinal somos reconhecidos a quem tão bem nos defendeu e nos encheu de vitórias e orgulho.

Um abraço

GDB