CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!

CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!
Villanueva, 31 Out 2017 - Les Casernes

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!
Coimbra, 16-18/09/2016

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!
Setembro Aljustrel, 27 Setembro 2015.

A TAÇA É NOSSA!

A TAÇA É NOSSA!
Igualada, 26 Abril 2015!

LIVRAMENTO AO RUBRO!

LIVRAMENTO AO RUBRO!
Mustang trepa a rede, 12 Outubro 2014

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!
VALONGO, 24 JULHO 2016,

VOLTOU A PAIXÃO!

VOLTOU A PAIXÃO!
André Pimenta - Loures - 12 Jan 2013.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

UMA QUESTÃO DE CONTAS!

Afinal de contas, quando os apertos aparecem, logo os sistemas corporativos se juntam para defender a sua dama que hoje em dia já dá para ganhar uns bons dinheiros. Falamos da arbitragem do futebol profissional em Portugal. Sei que há uma verdade de Jacques de La Palice que diz que sem árbitros não há jogos. Mas La Palice referia-se a árbitros no sentido de juízes, impolutos, sérios, isentos seja qual seja a sua raça, credo, cor de pele ou cor de clube.

Em Portugal vivemos uma crise de árbitros a quem comumente se chamam, aos dias de hoje, de apitadeiros. O quadro actual de árbitros é este que aqui apresento, em nº de 24. Não se incluem neste rol os "bandeirinhas" nem os observadores, embora alguém os considere serem ambos (bandeirinhas e observadores ) os grandes decisores, aos dias de hoje.

Nome Idade Associação
Nuno Miguel Serrano Tavares Almeida 41 Algarve
António Jorge Gonçalves Ferreira 39 Braga
João Pedro da Silva Pinheiro 29 Braga
Luís Miguel Rodrigues Ferreira 39 Braga
Manuel Mota da Silva 39 Braga
Carlos Miguel Taborda Xistra 43 Castelo Branco
Tiago André Cardoso Antunes 35 Coimbra
Fábio José Costa Veríssimo 34 Leiria
Hélder Miguel Azevedo Malheiro 36 Lisboa
Hugo Filipe Ferreira Campos Moreira Miguel 39 Lisboa
João Carlos dos Santos Capela 42 Lisboa
Tiago Bruno Lopes Martins 36 Lisboa
Artur Manuel Ribeiro Soares Dias 37 Porto
Manuel António Rodrigues Oliveira 39 Porto
Manuel Jorge Neves Moreira de Sousa 41 Porto
Rui Filipe Cunha Folha Oliveira 33 Porto
Rui Manuel Gomes da Costa 40 Porto
Vasco António Moreira dos Santos 40 Porto
João Pedro Sousa Mendes 35 Santarém
Bruno Alexandre da Silva Esteves 39 Setúbal
Bruno Miguel Duarte Paixão 42 Setúbal
João Borlido de Matos 32 Viana do Castelo
Gonçalo Emanuel Paiva Martins 32 Vila Real
Luís Miguel Branco Godinho 31 Évora

A fazer fé nalgumas estatísticas, a População Portuguesa é da ordem de 11 milhões de habitantes. Há um clube que diz ter entre 6 e 14 milhões de adeptos pelo que no mínimo, somos levados a pensar que representarão cerca de 60% da População Portuguesa, residente, em Portugal. Os restantes clubes, mesmo os mais que centenários nunca chegarão a mais que 40% da População Portuguesa residente, em Portugal. Ora isto leva-nos a pensar que dos 24 árbitros da 1ª categoria, poucos haverá com categoria, mas seguindo as estatísticas, cerca de 15 serão também da tendência dos que dizem representar 60% da População Portuguesa residente, em Portugal.


Sobram, então, 9 árbitros que nunca irão assumir a sua cor, porque não têm comportamento como os restantes 15 e facilmente os vemos a assumirem ser do Atlético, do Belenenses, da Académica, do Setúbal ou até do velhinho Salgueiros! Do Porto e do Sporting não devem ser porque não os vemos com o comportamento dos cerca de 15 alinhados com a maioria da População Portuguesa residente, em Portugal. E os que forem, por qualquer razão, conotados como sendo simpatizantes do Sporting, aí temos a certeza que em nada seremos "favorecidos". Pelo contrário!

Vamos deixar-nos de tretas e busquemos as verdadeiras razões que levam a este estado de sítio. Procurem as causas em saber porque chegam a árbitros da 1ª categoria, sem categoria e escutem os Conselhos Regionais nas suas reclamações. Madeira, Beja, Aveiro e Viseu, por exemplo, não têm voz nem categoria para árbitros da 1ª categoria? 

Obviamente que o futebol necessita de pacificação. Mas quem começou a guerra? Fica a pergunta fácil para uma resposta complexa e difícil. E os dirigentes também terão que dar um passo atrás para reflectir e procurar as soluções. Tentemos salvar o espectáculo e o que ainda constitui uma mola real na indústria desportiva, o futebol. 

A GLOBALIZAÇÃO TAMBÉM TENDE A ACABAR COM A CONCORRÊNCIA. MAS NO FUTEBOL, SE FORMOS PARA A MONOLITIZAÇÃO, DEIXARÁ DE HAVER ESPECTÁCULOS. OLHEMOS PARA INGLATERRA, ONDE ATÉ UM LEICESTER PODE SER CAMPEÃO! 

Sem comentários: