CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!

CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!
Villanueva, 31 Out 2017 - Les Casernes

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!
Coimbra, 16-18/09/2016

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!
Setembro Aljustrel, 27 Setembro 2015.

A TAÇA É NOSSA!

A TAÇA É NOSSA!
Igualada, 26 Abril 2015!

LIVRAMENTO AO RUBRO!

LIVRAMENTO AO RUBRO!
Mustang trepa a rede, 12 Outubro 2014

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!
VALONGO, 24 JULHO 2016,

VOLTOU A PAIXÃO!

VOLTOU A PAIXÃO!
André Pimenta - Loures - 12 Jan 2013.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

DRESSING CODE!

OS MEUS FILHOS TRAJANDO DE GANGA

Na minha vida profissional tive que assinar um código de ética, pelo qual tenho que reger a minha actividade, aliado aos princípios de conduta de cidadão. E isso nada tem a ver com a forma como me visto, embora tenha que ter em atenção o ambiente que me circunda, em cada momento.

É normal, na minha posição de responsável máximo, em Portugal, saber como trajar e me apresentar perante cada uma das situações, mas normalmente, nos "working days" trajo de fato e gravata. Os meus colaboradores(as) têm completa liberdade de vestir como "lhes dá na real gana", desde que decentemente, como é óbvio.

Há dias lí, algures, que no meu Clube do coração se ia implementar a proibição do uso da "calça de ganga". E interroguei-me. Mas porquê? Mas se eu já vi dirigentes entre a Primavera e Verão a trajarem dessa forma, embora com blaser "à Tio". No gênero Feminino, este tipo de calça evidencia as formas, mais que outro tecido, mas não é por aí que vem mal ao Mundo.

Sou do tempo em que não havia "blue jeans" em Portugal e ia a Espanha comprar "unos pantalones vaqueros, cojonudos, da Levis Strauss", na troca por bacalhau ou café que pedia ao meu pai, que tinha uma mercearia lá na aldeia Transmontana. Sou do tempo de ter vendido umas "cowboy trousers" a um Macedónio, depois de passar a fronteira da Grécia, por Tessaloniki. Cobrei, num bar, 25 USD + as calças do comprador. À saída do bar, um homem das secretas de Leste, obrigou-me a devolver os 25 USD e fiquei vestido com umas calças que não viam água há semanas ou meses...

Na empresa, os meus colaboradores estabeleceram que as sextas feiras são para "casual dressing" e a GANGA é habitual. É assim nesta empresa, como em muitos - eu diria a maioria - dos sítios da Europa "civilizada" e dos 27.

Sei que o Sr Zé da Costa usa diariamente fatos distintos - terá uma boa e grande colecção - mas já o vi de calça de ganga, quando ainda profissional de futebol e daquelas que eu nunca vestiria porque têm defeito. Calças que nem o mais respeitado Cigano venderia há uns anos atrás, porque calça com buracos ou tingidos com lixívia não eram produto de venda.

No Sporting CP usamos dizer aos 4 ventos que somos diferentes e tão bons como os melhores da Europa, mas nesta matéria - e a ser verdade este tal "dessing code" - estamos a regredir e a fazer com que sejamos ainda mais ridicularizados.

EU PROPONHO UM CÓDIGO DIFERENTE. UM CÓDIGO DE RESPONSABILIZAÇÃO A TODOS OS QUE SÃO PROFISSIONAIS, NESTE NOSSO CLUBE E QUE RAPIDAMENTE NOS RETIREM DA POSIÇÃO DÉBIL EM QUE NOS COLOCARAM. QUEIRAMOS OU NÃO, O FUTEBOL QUE É ALTAMENTE BEM PAGO, NÃO TEM DEFENDIDO A IMAGEM DO CLUBE DIFERENTE QUE DEVERÍAMOS TER ORGULHO EM SER. DEIXEM-SE DE MEDIDAS RIDÍCULAS E IMPONHAM UMA GESTÃO GANHADORA E LEONINA, ONDE A GARRA, A DEDICAÇÃO, O ESFORÇO, A DEVOÇÃO NOS DÊEM ALGUMA GLÓRIA. 

10 comentários:

Anónimo disse...

Cada vez mais me surpreende esta sua capacidade de crítica, mas construtiva. se for assim, estou de acordo consigo. Excelente artigo de lhe tirar o chapéu e até merecedor de enviar para o nosso Clube. Somos de uma pobreza de espírito. Alguns, claro. Um abraçp

Anónimo disse...

UMA PARVOICE ESTA. TODA A GENTE ANDA DE GANGA E ATÉ O BETTENCOURT. FAZ LEMBRAR O DIÁCONO REMÉDIOS, REALMENTE. PROIBIRAM AS VUVUZELAS E ESSE FOI O ÚNICO ACTO DE GESTÃO POSITIVO ATÉ AGORA. DEVEM É JOGAR MAIS E POR EXEMPLO OLHAR PARA O EXEMPLO DO HÓQUEI ONDE SE TRABALHA DE BORLA PRA REPRESENTAR O SPORTING. E ALÍ GANHA-SE TÍTULOS E FORMA-SE PESSOAS.

Anónimo disse...

Atenção que o Presidente esta noite apareceu na tv de fato mas a gravata era muito para o escuro. Verde a desaparecer?

Anónimo disse...

Tambem não percebo o problema. Deve ser porque alguém quer lançar uma marca nova de roupa para vestir os funcionários do scp

Anónimo disse...

Pois eu digo no fim destas contas todas que o nosso sporting precisa quem vista o fato de ganga e que trabalhem a sério e se deixem de compadrios e de empregos lá dentro para amgos

Anónimo disse...

Há que ter cuidado amigo, porque já há muita gente a vir espreitar aqui e aquela gente não gosta de ser criticada. Mas concordo perfeitamente com o que diz mas também não me vou identificar porque sou funcionário.
Bom fim de semana para si e para os seus rapazes do hóquei

Anónimo disse...

Vivemos num pais livre, onde todos e felizmente podemos dar a nossa opinião, e não é por nem sempre se não concordar que se falta ao respeito.
Concordo 100% com o Eng.º Gilberto.

VIVA A GANGA...!

A maneira como nos vestimos faz parte de como nos sentimos melhor, é claro que nos temos de adaptar às ocasiões e cada vez mais apresentação conta..., mas já lá vai o tempo que vestir ganga era vestir mal...

Já agora gostava de ver se isso se vai alargar aos "nossos funcionários do futebol", se esses vão passar a se apresentar na academia todos os dias de fato e gravata.

Acredito que não!

Anónimo disse...

sr.eng. aproveito para perguntar porque e que o treinador dos iniciados e o unico que nao veste a roupa do clube nos jogos se os seus atletas o fazem desde casa.

GDB disse...

Caro anónimo das 14h18,

O nosso treinador de Iniciados deu nota à Direcção dos seus horários profissionais que o condicionam em termos de assistência aos jogos. Em Set teve que vir muitas vezes directo do aeroporto para o Tojal ou sair do Tojal para viagens no exterior. No último jogo em casa já equipou à Sporting e vai continuar a fazê-lo. Mas não vamos por aí, porque há treinadores com "fetiches", os que vestem sempre de preto, ou os que se ajoelham a ver os jogos, ou que mascam pastilha. Seguramente que a sua observação é construtiva e o João Baltazar equipará à Sporting CP como aliás o fez desde a nascença deste Projecto que muito lhe deve.

SL

GDB

GDB disse...

Caro anónimo das 09h29,

Costumo dizer, com todo o à vontade, que ainda sou um Homem livre num País livre por enquanto. Adoro o Clube a que pertenço mas o mesmo não está isento de críticas e a que eu faço é construtiva, porque a ser verdade acho a atitude ridícula. Por outro lado, se há gente que vem aqui espreitar, fico contente.

Aliás, na nota de abertura do meu Blogue digo que é um sítio independente onde se falará de ideias e pensamentos pessoais; é blogue não-oficial e "a maledicência não será aceite. A crítica, mesmo mordaz, entra neste sítio. Trata-se de um blog que falará de HP e mais daquele que se pratica no SCP para além de outras reflexões pessoais. É um espaço pessoal que nunca deverá ser confundido com a corrente oficial do Clube a que pertenço e que defendo com o coração".

SL

GDB