CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!

CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!
Villanueva, 31 Out 2017 - Les Casernes

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!
Coimbra, 16-18/09/2016

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!
Setembro Aljustrel, 27 Setembro 2015.

A TAÇA É NOSSA!

A TAÇA É NOSSA!
Igualada, 26 Abril 2015!

LIVRAMENTO AO RUBRO!

LIVRAMENTO AO RUBRO!
Mustang trepa a rede, 12 Outubro 2014

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!
VALONGO, 24 JULHO 2016,

VOLTOU A PAIXÃO!

VOLTOU A PAIXÃO!
André Pimenta - Loures - 12 Jan 2013.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A VIDA!


Há quem defina a VIDA como a ponte que nos leva para o outro lado. O tempo em que decorre a travessia pode ser definido como a existência ou longevidade de cada um de nós. Em termos simples, pode definir-se como o tempo que decorre entre a data em que nascemos até surgir o dia da nossa morte.

Mas VIDA também é modo de estar na Sociedade; também é cidadania e exemplo de conduta. É energia, é progresso e é, sobretudo, animação.

Quando algo corre mal ao nosso parceiro do lado, soe dizer-se: Eh pá, é a Vida! Exactamente isto. Um escape para quem nada mais tem que dizer. Na Vida Eterna, eu não acredito. Tudo tem um princípio e fim, como qualquer ser animal. Má Vida, também existe e por desgraça, há muita gente que se socorre deste expediente para sobreviver. Vida airada, também existe e quando alguém vegeta à sombra do que outros produzem, até se diz andar à boa Vida.

Mas também há quem leve Vida de cão. Dias com sarilhos e trabalhos que sobrecarregam a Vida normal. É A Vida, pá! Quem trabalha por gosto não cansa e Vida sem sarilhos não é Vida. Na maioria dos casos, eu aconselho as pessoas a fazerem pela Vida. Ninguém pode sobreviver andando à boa Vida.

Hoje quando cruzava esta rua, passando nesta ponte, verifiquei que custa mais a subir que a descer. Que leva mais tempo a subir. A descida é mais rápida. E pensei que já estou, em termos de Vida, a mais do que meio da ponte. A Vida está na fase descendente e o que devo fazer é adiar a descida o mais possivel, embora a gravidade me "empurre" para fazê-la mais depressa.

E nesta fase, recebo uma foto, enviada pela minha filha, desde Bilbao.
Bilbao, onde a Vida é de excelência e de qualidade e nem a ETA atrapalha. Os Bascos são por ela "protegidos" e ainda por esta magnífica obra de arte que é o Museu Guggenheim, junto á margem do Nervion. Lembrei-me que até poderia passar esta fase descendente da Ponte da Vida, nesta Cidade que "me gusta muchisimo". Mas, nem o magnífico passeio fluvial e ribeirinho; nem a excelente cozinha Basca; nem o hospitaleiro povo local me vão arredar a Vida junto dos meus e de quem gosto. Continuarei a lutar pela Vida; a fazer o que gosto; a seleccionar e a refinar melhor os amigos; a perseguir os objectivos profissionais, pessoais e de hobbies a que me propûs; a não defaudar quem ainda continuar a acreditar nos ideais que defendo e perfilho; a amar os que me amam e a perdoar os que me ofendem e me caluniam, porque deles será o "Reino dos Céus". Que esse seu Deus os proteja e o meu que me ajude a descer a Ponte da Vida na velocidade do "travar com o motor".

AMIGOS, É A VIDA! COMIGO PODERÃO CONTAR PARA A VIDA E PARA A MORTE! FRIENDS WILL NEVER WALK ALONE. ALL MY FRIENDS ARE FOREVER! PARA TODOS OS OUTROS, QUE FAÇAM PELA VIDA.

11 comentários:

Anónimo disse...

Caro Eng, boa reflexão pessoal e parece-me que algo o pode andar a perturbar mas não desista, por favor, de todos os seus objectivos como aqui diz. Há nostalgia, mas sempre muita esperança. Um dia destes falamos. Um abraço
FC

Anónimo disse...

Para algumas pessoas a vida deveria descer mais rápido porque andarem a chatear isso não interessa e só desgasta. Força Eng. Eu sei do que fala e tem o meu apoio

Anónimo disse...

A VIDA É SOBRETUDO SABER VIVER SEM ATROPELAR E SABER ESTAR. CONCORDO QUE FALTA MUITA EDUCAÇÃO E GOSTO PELA CIDADANIA. MAS AFINAL A SOCIEDADE SERÁ SEMPRE UMA AMÁLGAMA DE COISAS BOAS E ALGUMAS MÁS. HÁ QUE SEPARAR E LIMPAR. E SOBRETUDO EDUCAR.

Antonio Nabais disse...

Há dias menos bons Eng. E há também aqueles dias de cão.

Não é altura para se deixar abater.

ABR

Anónimo disse...

o homem de carácter é sempre um homem de bem...
felicito-o pelo seu artigo.
continue,as crianças precisam de adultos com garra.

Anónimo disse...

a vida,que sentimos em nós mesmos é a consciência.
a luz da consciência pura a melhor guia para uma vida saudável.
bom trabalho

Juvenal Carvalho disse...

Engº Gilberto Borges,

A Vida, com todas as vicissitudes que ela encerra é para ser vivida de uma forma sã.
Infelizmente nem todos conseguem ter essa mais valia intelectual.
Daquilo que conheço de si na vertente humana e aquilo que para mim representa como LEÃO leva-me a dizer-lhe: Continue a pautar a sua VIDA pela mesma conduta.
Os valiosos são assim, aqueles que não desistem!

Anónimo disse...

Amigo, se há alguém que nos deu já provas de amor à Vida e à Família e aos mais queridos, o Sr está neste restrito grupo de pessoas que também admiramos em nossa casa. O Sr e a Sua Exma esposa já deram sinais de grande altruismo e não é por isso que aparecem em capas de jornais. Sempre vos conheci humildes e discretos e com grande coração para os outros. Oxalá vivam muitos anos. Bem hajam.
LP

Paulo Rodrigues disse...

Voltaire disse:
"Os maus só têm cúmplices; os libertinos têm sócios de devassidão; o comum dos homens ociosos têm relações. Os homens virtuosos têm amigos."

Infelizmente os miúdos não se podem deslocar sozinhos. Olhe amigo, aguente.

Anónimo disse...

Eng.º Gilberto,

A vida só tem valor quando nos cruzamos com pessoas como o SENHOR.

Há 8 anos que tive o prazer de o conhecer, e desde então o tenho admirado cada vez mais pela pessoa que é e a família quem tem, bem como todo empenho que tem demonstrado pelo próximo nas situações menos boas da vida.

Nem sempre é possível agradarmos a todos, ainda para mais neste meio em que todos olham primeiro para o seu próprio “umbigo”.

Por vezes a vida prega-nos rasteiras, e neste último ano aprendi muito, são muito poucas as pessoas que são dignas da nossa amizade, mas não é por isso que devemos ficar abatidos, pelo contrário, chegamos a conclusão que andámos a perder tempo com quem não merecia!, mas há males que vêm por bem!, felizmente a vida tem tanta coisa boa para se fazer...! Para quê perder tempo com sinismos...!

A vida como o Senhor disse, e bem, tem o seu curso, o meu querido pai diz que na vida há dois tipos de pessoas, os que são recordados pelo que fizeram, e os outros, pelo que não fizeram...acho que não é preciso dizer mais nada...ou melhor, há sim, OBRIGADO!

Um beijo e um abraço amigo,
CPT

Anónimo disse...

Gilberto, a vida é como os interruptores: às vezes para baixo e outras para cima. Há que não desistir de lutar pelos seus objectivos e conte com quem o pode ajudar. Há gentinha que é muito mesquinha e não interessam. Fique bem. Bom fim de semana pessoal e boas vitórias no hoquei