CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!

CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!
Villanueva, 31 Out 2017 - Les Casernes

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!
Coimbra, 16-18/09/2016

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!
Setembro Aljustrel, 27 Setembro 2015.

A TAÇA É NOSSA!

A TAÇA É NOSSA!
Igualada, 26 Abril 2015!

LIVRAMENTO AO RUBRO!

LIVRAMENTO AO RUBRO!
Mustang trepa a rede, 12 Outubro 2014

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!
VALONGO, 24 JULHO 2016,

VOLTOU A PAIXÃO!

VOLTOU A PAIXÃO!
André Pimenta - Loures - 12 Jan 2013.

sábado, 3 de agosto de 2013

FICAR CALADO!

A VOZ CONSISTE NO SOM PRODUZIDO PELO SER HUMANO USANDO AS CORDAS VOCAIS PARA FALAR, CANTAR, GARGALHAR. CHORAR, GRITAR...

Isto é, a voz é um indispensável meio comunicacional e que faz imensa falta. Oh se faz! Vem isto a propósito de um problema de AFONIA que me vem afectando desde o dia 09 Junho de 2013. Exactamente há quase dois meses. A cerca de 5 minutos do final da partida de Iniciados, em que nos qualificámos para a F4, com uma vitória, na Aldeia do HP, perdi a voz. Demasiadas provas de exposição a tensão e um homem não é de ferro, como soe dizer-se. O recurso a medicação não fez desaparecer a afonia de que venho padecendo e que muito "chateia", porque quem me conhece sabe que uso muito a voz para comunicar e por vezes até falarei demasiado! :)

Ontem, o veredicto foi feito e na próxima semana serei intervencionado. Já fui avisado que terei que estar 15 dias calado. Oppsss! Isso foi uma má nova, mas o importante é recuperar rapidamente o meu meio de comunicar. Faz falta na vida particular, familiar, profissional, desportiva. Enfim, é um bem e um dom essencial que só sabemos respeitar e cuidar quando o perdemos.

O Dário já me inventou uma placa de pvc e marcador para levar debaixo do braço para onde quer que vá. Para saudar, escrevo. Para pedir café, escrevo. Para pedir um bom bife com pimenta preta, acompanhado de arroz branco com açafrão, escrevo. Bolas, que falta que faz a voz! 

A CHEFE JÁ DEU A RECEITA. FILHO, É MUITO MELHOR ESTAR CALADINHO QUE ASSIM NÃO TE CHATEIAM E POR OUTRO LADO POUPAS-TE AOS DISPARATES! MAS TER VOZ NÃO É DISPARATE. É PODER DIZER O QUE SENTIMOS, O QUE NOS DÓI E AQUILO QUE NOS APETECE DEITAR DA BOCA PARA FORA, MESMO QUE FALEMOS PARA DENTRO. VIVA A VOZ!

1 comentário:

Anónimo disse...

Cher beau-parleur,
(quem sabe falar bem)

Soe dizer-se em francés "les paroles sont d'argent, le silence est d'or".
Mais eu concordo com você!
Há que falar cuando chega o momento !
O problema é para os que tem a voz como erramenta do trabalho: commerciais, profes... Entao chega o momento che a voz disse "basta" ainda se as ideias "faladas" sao optimas :)
Mais o commercial que sabe convencer melhor que ninguém com a voz/as palavras tem que cuidarla !
Que fazer entao? Escrever é uma optima alternativa e o Dario ten razao, porque as veces as palavras escritas podem convencer tanto o mais que as palavras faladas, eu acredito por experienca..
Ha gente que fizeram milagros so com palavras escritas, e é ainda muito economico.
Claro, para a comunicacao do "sentimento", havera de esperar.

As melhoras ao falador Gilberto e um bem haja a todos os que gostam de falar.