CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!

CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!
Villanueva, 31 Out 2017 - Les Casernes

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!
Coimbra, 16-18/09/2016

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!
Setembro Aljustrel, 27 Setembro 2015.

A TAÇA É NOSSA!

A TAÇA É NOSSA!
Igualada, 26 Abril 2015!

LIVRAMENTO AO RUBRO!

LIVRAMENTO AO RUBRO!
Mustang trepa a rede, 12 Outubro 2014

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!
VALONGO, 24 JULHO 2016,

VOLTOU A PAIXÃO!

VOLTOU A PAIXÃO!
André Pimenta - Loures - 12 Jan 2013.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SAUDADES DA TERRA ONDE NASCI!

Eu nasci nesta aldeia! Sítio protegido, por entre montes e com grandes vales férteis devido a um rio lindo e sinuoso que perspassa tudo para abrir o seu caminho rumo a uma foz: É o Rio Tuela.
Aqui se instalaram Romanos à procura do Estanho e Ouro. Depois vieram patrões Ingleses que chegaram a empregar 1200 mineiros. Fizeram desta Terra afável um recebedouro de muitas gentes diferentes e sem que alguma vez se fizesse sentir exclusões sociais. Hoje convivem as últimas gerações de antepassados tão distintos em usos e costumes que originaram uma cultura própria. Que se respira ainda na Terra onde eu nasci.
A caminho da Torca onde havia a única central eléctrica do Distrito de Bragança, segundo dizem. Nasci com electricidade embora ainda houvesse as candeias com combustão a azeite de oliveira, virgem.
Esta era a Casa dos Borges. Onde nasceu o meu pai e onde eu me diverti imenso, em catraio, com a minha avó Antónia!
Entrando nesta portada, e do lado direito, havia uma grande escadaria. Aí nasci eu!
Com cirurgia reconstrutiva, as casas renascem.
Uma das entradas da Mina. Por aqui também entraram Romanos e deixaram o buraco preparado para os mineiros do Séc XX. Pela cor, há minério seguramente, na forma latente!
Santa Bárbara, no alto, protegia a Mina nos caboucos!
O Velho Moinho do Povo. Hoje desactivado mas recordo ainda algumas tardes bem passadas, junto do moleiro, na companhia do meu irmão e do primo Zé!
O Velho Relógio de Sol, resistiu à intempérie e aos anos largos de vida. Continua a pautar o tempo desta aldeia onde nasci.

HOJE PROMETI QUE QUERO VOLTAR Á TERRA ONDE NASCI. REVER, QUANTO ANTES O MEU TIO MATERNO ACÁCIO QUE CUMPRE 90 ANOS. REVER COLEGAS DE ESCOLA E GERAÇÕES POSTERIORES COM SANGUE DOS DIAS, DOS BORGES, DOS VALE, DOS CASTANHEIRAS. E QUERO VOLTAR A VER AS HORAS NO VELHO RELÓGIO DE SOL, ALCANTORADO NA CASA DO TI TRISTÃO! TENHO SAUDADES E A CHEFE TAMBÉM QUER VOLTAR À ALDEIA QUE PISOU, PELA PRIMEIRA VEZ, NO INVERNO DE 1977, LAMACENTO, CALÇANDO SALTO ALTO! 

3 comentários:

Antonio Nabais disse...

Vá ver o seu tio...

... e ganhar forças par o resto da jornada!

Também estou precisado de algo semelhante!

Anónimo disse...

imagens muito interessantes e deve ser uma aldeia muito agradével.

Byanca Fernandes disse...

Olá, minha família é toda portuguesa, a casa onde minha mãe nasceu foi tombada como patrimonio historico, no nuzedo de baixo, distrito de bragança é perto de onde essas fotos foram feitas? Gostaria de sabe,r pode me responder por email? obrigada
byancafernandes@hotmail.com