CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!

CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!
Villanueva, 31 Out 2017 - Les Casernes

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!
Coimbra, 16-18/09/2016

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!
Setembro Aljustrel, 27 Setembro 2015.

A TAÇA É NOSSA!

A TAÇA É NOSSA!
Igualada, 26 Abril 2015!

LIVRAMENTO AO RUBRO!

LIVRAMENTO AO RUBRO!
Mustang trepa a rede, 12 Outubro 2014

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!
VALONGO, 24 JULHO 2016,

VOLTOU A PAIXÃO!

VOLTOU A PAIXÃO!
André Pimenta - Loures - 12 Jan 2013.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

NÃO INTERESSA COMO COMEÇAMOS!

Há 34 anos, já estava casado com a Chefe e como ainda estudávamos, eu no IST e Ela na Faculdade de Ciências, a saída para a crise obrigou-nos a trabalhar, em simultâneo. Andámos a leccionar em Colégios Particulares durante 2 anos até acabar os nossos Cursos. Depois, a Chefe entrou no Ensino Oficial a calcorrear a zona da Grande Lisboa até um raio de 100 km e eu ingressei na Siderurgia Nacional, no Seixal. Já lá vão 32 anos que finalizámos a Universidade! 

Relativamente ao meu 1º emprego, comecei na Cooperativa Os Pioneiros, em Marvila e pelos vistos a minha entrada deu-se por substituição de uma colega que entrara em Licença de Parto. Parece ser que fui leccionar Educação Visual. Confesso que até sair "Eng", andei sempre a fugir de cursos que metessem "Desenho". Mas superei tudo e inclusivamente até leccionei Educação Visual durante 3-4 meses. Depois, entrei definitivamente na Matemática e na Físico-Química, durante mais 10 anos, a leccionar à noite, acumulando com a Engenharia, durante o dia, no Seixal.

Turma excelente, com o "descobridor" desta foto, em baixo e de óculos. É o Carlos Félix, Quadro do BES, hoje ainda mais amigo e pai de colega do Dário no Cesário Verde.

Este episódio lembra-me os dias de hoje. Ninguém sabe como começar a trabalhar porque não há empregos disponíveis e por outro lado tão pouco eles se ajustam ao que os jovens andam a estudar. Este País gasta milhões na Formação de jovens, com qualidade e competência e não têm onde os ocupar. Muitos deles emigrarão e daremos a vantagem a quem os empregar. Ficarão bem servidos com mão-de-obra qualificada. Interessa é como isto vai acabar!

NUNCA PENSEI TER QUE LECCIONAR OU DAR EXPLICAÇÕES PARA PODER SUBSISTIR, PORQUE NESSE TEMPO, EMPREGOS NA ÁREA EM QUE ME IA LICENCIAR NÃO FALTAVAM. MAS TIVE QUE COMEÇAR A TRABALHAR NAQUILO QUE A MINHA VOCAÇÃO NUNCA IMAGINARA PORQUE FOI NECESSÁRIO. O QUE EU DIREI AOS JOVENS DE HOJE É QUE NÃO SE IMPORTEM COMO COMEÇAM MAS COMO VÃO TERMINAR ESTE "CALVÁRIO" PARA A SUBSISTÊNCIA. O PAÍS ONDE NASCEMOS NÃO VOS MERECE E SE TIVEREM QUE EMIGRAR, NÃO HESITEM. FALO PELO QUE TENHO, EM CASA! BOA SORTE A TODOS E NUNCA DESISTAM DE LUTAR!

1 comentário:

Antonio Nabais disse...

Caro Engº,

Sou talvez o "retrato" do que acaba de retratar...

...e estamos nesta situação porque "foram" destruindo aos poucos tudo o que era o sistema produtivo na nossa terra.

Não me alongo mais, a mágoa já é enorme.
A quem parte agora,
que não esqueça esse (re)canto!

Mesmo nesta adversidade, tenho a firme certeza que somos enormes e que saberemos sempre de onde viemos e para onde queremos ir...

... já chega de logros!!!

Um Abraço