CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!

CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!
Villanueva, 31 Out 2017 - Les Casernes

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!
Coimbra, 16-18/09/2016

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!
Setembro Aljustrel, 27 Setembro 2015.

A TAÇA É NOSSA!

A TAÇA É NOSSA!
Igualada, 26 Abril 2015!

LIVRAMENTO AO RUBRO!

LIVRAMENTO AO RUBRO!
Mustang trepa a rede, 12 Outubro 2014

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!
VALONGO, 24 JULHO 2016,

VOLTOU A PAIXÃO!

VOLTOU A PAIXÃO!
André Pimenta - Loures - 12 Jan 2013.

terça-feira, 1 de junho de 2010

ÍDOLOS TRANS-NACIONAIS.

Hoje, dei comigo a contemplar o meu ídolo de infância e sobre o qual já aqui dissertei. Numa incursão às imediações do Estádio do nosso rival, parei junto à estátua do meu ídolo de pequenino. É esse mesmo: Eusébio da Silva Ferreira.

Mas se repararem, o chão é de Cor Verde, porque essa era a Cor do Clube onde ele nasceu e cresceu, em Moçambique. Quis o destino que Ele fosse desviado, pelo Figo Maduro, deixando a "secar" quem por Ele esperava nas Chegadas do Aeroporto da Portela. Mas nem isso me fez desviar 1 mm do fabuloso "Pantera Negra", que me fez atingir niveis de alegria imensos, na qualificação e depois na disputa do Mundial de 1966. Tinha 10 anos e já era Sportinguista há pelo menos 5 anos.

Como este ídolo Trans-Nacional, outros tivemos e os que mais me marcaram foram alguns também da mesma igualha em termos de entusiasmar multidões e de fazer aumentar a nossa auto-estima de Portugueses: Joaquim Agostinho ( que cheguei a ir ver a subir a Estrela, tendo para isso que acampar na Serra ), Fernando Adrião, António Livramento, Chana, Carlos Lopes ( o que me "obrigou" a estar acordado até de madrugada numa noite de Agosto, em 1984 ), Rosa Mota, a Menina da Foz e ainda mais recentemente o nosso grande Olímpico Nelson Évora. E se repararmos, são ou foram pessoas de humildade e recatadas. Não precisam de aparecer à janela para serem queridos por Todos. 

ESTES, OS ÍDOLOS TRANS-NACIONAIS E TRANSVERSAIS A TODOS OS PORTUGUESES. A NOSSA AUTO-ESTIMA ESTÁ NAQUILO DE BOM QUE ELES DERAM A PORTUGAL E AO MUNDO. TAL COMO OS NOSSOS DESCOBRIDORES, QUE DERAM NOVOS MUNDOS AO MUNDO. A CHEFE PARTILHA COMIGO ESTA COMUNHÃO DE SENTIMENTOS. TAMBÉM POR ISSO ESTAMOS JUNTOS HÁ 34 ANOS.

4 comentários:

Anónimo disse...

Excelente post este. Revelador da isenção com que está no Desporto. Eu gostaria de ser assim mas às vezes a boca foge-me para outro lado.
Bem haja, amigo!

Anónimo disse...

A maioria destes que referiu são realmente idolos nacionais e também meus.

Anónimo disse...

Destes todos que referiu acho que as maiores referencias são o Joaquim Agostinho, o Eusébio, Lopes e Rosa Mota. Sou Portista mas para mim foram enormes e as minhas referencias de garoto

Anónimo disse...

Grande Eusébio! Grande Lopes! Grande Rosa! Essencialmente fizeram com que fossemos conhecidos não como os coitadinhos