CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!

CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!
Villanueva, 31 Out 2017 - Les Casernes

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!
Coimbra, 16-18/09/2016

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!
Setembro Aljustrel, 27 Setembro 2015.

A TAÇA É NOSSA!

A TAÇA É NOSSA!
Igualada, 26 Abril 2015!

LIVRAMENTO AO RUBRO!

LIVRAMENTO AO RUBRO!
Mustang trepa a rede, 12 Outubro 2014

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!
VALONGO, 24 JULHO 2016,

VOLTOU A PAIXÃO!

VOLTOU A PAIXÃO!
André Pimenta - Loures - 12 Jan 2013.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CORAÇÃO DIVIDIDO!

                                 

Recuo a Outubro de 1958. Não me recordo mas guardo a descrição feita pela minha Mãe Maria. Teremos tardado 26 horas entre o Porto e a Beira. Viagem de avião com 2-3 escalas. O meu irmão com apenas 9 meses também nos acompanhou. Uma Mãe Maria, guerreira e cheia de força acaba por rumar connosco para junto do meu Pai Zé, que estava no Fingoé, Provincia de Tete, a lutar pela vida que cá não encontrava saída. Tempos difíceis e similares aos de hoje em que famílias se dividem para buscar alternativa ao sustento do clã.

E ficou-me esta paixão por Moçambique, País onde vivi até aos 8 anos. Regresso precoce à Metrópole, em 1964, porque alguém da Frelimo, amigo do meu Pai nos avisou que a "borrasca iria começar" com entrada por Cabo Delgado. Foram 6 anos que aprendi a gostar e fiz esta minha meninice na companhia de crianças negras, onde nada me faltou. Tive aventuras no mato, com os demais companheiros. Como autóctenes, conheciam melhor o sítio e por várias vezes estivemos 1-2 e até 3 dias com a liberdade de viver no mato. Subsistimos à fome, aos perigos de animais selvagens. Resistimos. Não conseguíamos era safar-nos de um bom castigo dado pelo Daimone, negro "casado" com 5 mulheres e com uma grande prole a que nos associavamos eu e o meu irmão. É que os meus pais, em dado período, só nos viam aos fins de semana. Tempos fabulosos que fizeram de mim um Moçambicano.

Esta noite, mais uma vez o coração está dividido, como no tempo de Adrião, Velasco e Cia, em que o Desportivo de Lourenço Marques vinha à Metrópole disputar o Título Nacional. E dividido ainda porque na equipa dos Ngonhamas ( Leões, em linguagem local), temos também atletas que passaram pelos Leões de Lisboa ( Filipe Nabais de apenas 16 anos ) e ainda Igor Alves e Marinho Rodrigues ( seniores do SCP ).

                              Foto: Anos de tradição, anos de orgulho, anos de esforço, anos de vitórias, anos de raça, anos de qualidade, anos de paixão, anos de tudo isto e muito mais culminados em vocês! Este é talvez o ano do renascimento e da esperança! Mudamos para o azul que tantas alegrias nos deu e que esperamos nos dê este ano.
Não se esqueçam que '93 e 2003 foram os nossos anos, este ano 2013 tal como os outros, termina em 3. 
Nós acreditamos que as coisas estão a mudar, acreditamos que podemos voltar ao topo, acreditamos que merecem mais apoio e que por isso mesmo nós damos apoio por 3 ou mais pessoas. 
TENHO MUITO ORGULHO EM SER PORTUGUÊS E EM TER-VOS COMO REPRESENTANTES, CÁ VOS ESPERAMOS. QUANDO VOLTAREM O CANECO TEM DE SER NOSSO.
FORÇA URSOS!
#ursosportugal #angola2013
Ricardo Silva Diogo Rafael valter neves #JorgeSilva

COM O CORAÇÃO DIVIDIDO POR TER PASSADO ANOS EM MOÇAMBIQUE, ONDE CRIEI ALGUMAS RAIZES. MAS NESTA DISPUTA NÃO DEIXAREI DE SER PORTUGUÊS E QUE SOBRETUDO SEJA UM HINO AO FAIR-PLAY E HONRA À MODALIDADE!

Sem comentários: