CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!

CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!
Villanueva, 31 Out 2017 - Les Casernes

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!
Coimbra, 16-18/09/2016

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!
Setembro Aljustrel, 27 Setembro 2015.

A TAÇA É NOSSA!

A TAÇA É NOSSA!
Igualada, 26 Abril 2015!

LIVRAMENTO AO RUBRO!

LIVRAMENTO AO RUBRO!
Mustang trepa a rede, 12 Outubro 2014

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!
VALONGO, 24 JULHO 2016,

VOLTOU A PAIXÃO!

VOLTOU A PAIXÃO!
André Pimenta - Loures - 12 Jan 2013.

sábado, 7 de novembro de 2015

ATRÁS DO TEMPO VEM OUTRO TEMPO!

Por vezes dou por mim a ter que escutar comentários sobre a minimização de feitos de há 30 ou 40 anos, com alegações pouco plausíveis. Há quem diga que antigamente o HP não era o que é hoje, porque nessa data nem "sequer sabiam patinar". Lembro que as grandes potências eram as mesmas do dia de hoje: Portugal, Espanha, Itália e Argentina. Não podemos dissociar da história nomes como Ramalhete, Sobrinho, Rendeiro, Chana, Livramento, Trullos, Villacorta, Nogué, Ordeig, Sabaté, Batistella, Marzella, Cairos,Salinas, entre muitos outros.

Até há cerca de 20/30 anos atrás ainda se praticava a Modalidade em pistas ao ar livre. Ao sol ou à chuva assistÍams a bons espectáculos de hóquei. Por outro lado, havia pavilhões com belas condições como Pavilhão dos Desportos, hoje Carlos Lopes; Pavilhão de Cristal, Pavilhão Américo Sá, Pavilhão de Alvalade ou da Luz e ainda o Pavilhão da Cuf no Barreiro, onde resguardados, podiam assistir milhares de aficionados a excelentes espectáculos. Mas havia também recintos descobertos onde se fizeram grandes jogos e campeões, como em Vilanueva, Voltegrá, Oeiras, Sintra ou Paço de Arcos. 


Há poucas semanas, alguém questionou as condições do Pavilhão do Livramento, pela humidade que teria afectado o piso, levando a que os jogadores do FC Barcelona não se tivessem adaptado bem à pista, prejudicando a forma de patinar. O Sporting venceu e convenceu (2-0) e foi a 1ª vez que a pista esteve nessas condições. Razões? A humidade exterior, de um dia chuvoso e ainda a condensação da humidade atmosférica resultante de uma enchente que esgotou o Livramento. 


Em 1977, o Sporting CP, na época do "Dream Team" foi até Voltegrá e cedeu por 5-2, numa tarde chuvosa e umas bancadas a abarrotar de simpatizantes, com chapéus de chuva abertos. Nem a magia de Livramento e a arte de Chana conseguiram reverter aquilo que se pensava ser o "check mate" à equipa leonina.



Porém, numa 2ª volta fabulosa e de sonhar por mais, a equipa leonina fez uma exibição para sempre recordar. No Velho Pavilhão, com um ambiente ao rubro, houve magia e os leões carimbaram a passagem à final com um contundente 8-3. Posteriormente e numa final a duas mãos, vencemos o Vilanueva por 6-0, em Alvalade e depois por 6-3, em Les Casernes, na Catalunha.


Daqui a pouco mais de um ano, teremos o Pavilhão João Rocha, com excelentes condições para a prática da Modalidade e que nos fará seguramente voltar 40 anos atrás para uma senda de títulos que sempre caracterizou esta mítica modalidade. O Universo leonino voltará às condições de casa própria e condigna, à imagem da grandeza e da história do Sporting CP. Aqui não haverá nem humidade nem outras queixas. Porue este será o nosso bastião!

ATRÁS DO TEMPO, VEM OUTRO TEMPO MAS A PAIXÃO PELO HÓQUEI EM PATINS SEGUE IGUAL! 

Sem comentários: