CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!

CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!
Villanueva, 31 Out 2017 - Les Casernes

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!
Coimbra, 16-18/09/2016

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!
Setembro Aljustrel, 27 Setembro 2015.

A TAÇA É NOSSA!

A TAÇA É NOSSA!
Igualada, 26 Abril 2015!

LIVRAMENTO AO RUBRO!

LIVRAMENTO AO RUBRO!
Mustang trepa a rede, 12 Outubro 2014

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!
VALONGO, 24 JULHO 2016,

VOLTOU A PAIXÃO!

VOLTOU A PAIXÃO!
André Pimenta - Loures - 12 Jan 2013.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

MAS QUE PARADIGMA!

O post de hoje é só por si paradigmático. Com tanta coisa mais importante para tratar, com uma taxa de desemprego que se traduz em quase 1 milhão de gente sem trabalho; com mais do que 4 mil sem-abrigo e com uma crescente taxa de portugueses abaixo do limiar de sobrevivência; com os jovens mais qualificados a sairem de Portugal; com um futuro hipotecado de filhos e netos, falar de paradigma tem a sua razão de ser. 

Por definição, "paradigma", mais uma palavra de origem grega, que em  sentido mais vasto, pode querer significar algo que sirva de modelo ou exemplo para aplicar em determinada situação. Podem ser normas orientadores de um indivíduo e que determinam como ele deve proceder e agir dentro desses limites e princípios definidos. E então vamos ao tema de hoje.


Alguém se deu ao trabalho de calcular as 25 maiores fortunas nacionais e concluiu que elas representam um pouco mais que 10% da riqueza gerada pelo País. E os 3 mais ricos além de representarem quase metade dos restantes 22 são tão somente o equivalente ao buraco do BPN. Imagino que estes dados sejam apenas o equivalente à ponta do icebergue. Quanto mais poderá estar submerso? Isso ninguém vai saber...

40 anos depois do 25 de Abril a riqueza está na mão de mais gente que é mais rica que os 5-6 grupos que dominavam, à época, a economia Portuguesa. Mas empregavam e criavam riqueza. Havia quem limitasse o seu raio de acção. Hoje temos mais ricos na devida proporcionalidade, mais desemprego, uma boa parte desse dinheiro gerado internamente "foge" para offshores e por isso digo que o que nos contam é apenas a ponta do icebergue. Em paralelo, estamos a assistir a um crescimento exponencial de pobreza; da taxa de emigração sobretudo da mão-de-obra mais qualificada e que terá os seus reflexos dentro das próximas duas décadas. 

Urge uma "ajuda" de toda esta "Massa Rica". Foi aqui que foi gerada esta receita milagrosa que encheu as suas contas bancárias. Deve ser aqui que eles terão que investir para ajudar este País a voltar a respirar. São estes que não podem vir para a Comunicação Social dizer que o Salário Mínimo tem que ser ajustado à produtividade alemã. Todos sabemos que a mão-de-obra Portuguesa para além de criativa e empreendedora é muito apreciada extra-fronteiras pela sua dedicação e  pela sua produtividade. Vamos meus Srs dar algo ao País para acabar com os sem-abrigo. Se não acreditam nos governantes ajudem as Instituições de Solidariedade Social. Vá lá, passem para cá qualquer coisinha das vossas fortunas!

É ESTE O PARADIGMA QUE HOJE VOS DEIXO. ESTABELEÇAM AS REGRAS E PROCEDAM EM CONFORMIDADE COM OS PRINCÍPIOS DA EQUIDADE E DA RAZÃO. SIRVAM, POR UMA VEZ, O VOSSO PAÍS E ESCOLHAM ONDE QUEREM AJUDAR!

Sem comentários: