CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!

CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!
Villanueva, 31 Out 2017 - Les Casernes

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!
Coimbra, 16-18/09/2016

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!
Setembro Aljustrel, 27 Setembro 2015.

A TAÇA É NOSSA!

A TAÇA É NOSSA!
Igualada, 26 Abril 2015!

LIVRAMENTO AO RUBRO!

LIVRAMENTO AO RUBRO!
Mustang trepa a rede, 12 Outubro 2014

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!
VALONGO, 24 JULHO 2016,

VOLTOU A PAIXÃO!

VOLTOU A PAIXÃO!
André Pimenta - Loures - 12 Jan 2013.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A ACADEMIA DO TOJAL: HP e ESCOLA.

No nosso projecto, damos importância à Escola e ao aproveitamento escolar. Tenho-me repetido junto dos nossos atletas sobre este assunto. Eles terão que colocar a Escola acima de tudo, como preparação para a vida e o HP é um complemento para a ocupação dos seus tempos livres e para a realização dos seus sonhos.

Muito poucos são os predestinados e que poderão em momentos curtos usufruir do HP como "profissão", que é volátil. Tantos que sonharam e que antes dos 30 anos ficaram de mãos a abanar porque não sabem fazer mais nada do que patinar e manobrar o pau recurvado.

E tenho notado também que, a exemplo da generalidade dos casos e noutras situações, os nossos jovens têm uma fobia a Português - Lingua Materna e a 5ª mais falada no Mundo, o que nos deveria encher de orgulho e à Matemática.

Sou suspeito a falar, por "defeito de fabrico", uma vez que eu sempre adorei estas duas disciplinas. Como as outras, claro. Vem isto a propósito de uma explicação de Matemática a que assisti, ontem, no "avançado" da Roulotte Mariani, anexo ao nosso Pavilhão.



O Ivan Mariani, concentradissimo, na aula de explicação de Matemática com os mdc e os mmc. Mas também há quem não queira sequer ver, nem de perto nem de longe, a dita Matemática. E entra no "avançado", jogando à defesa, conforme foto que anexo.




Chama-se a isto: Não ver "boi" de Matemática. Mas há que abrir a pestana, meus amigos. Vamos lá estudar um pouco mais de Matemática e bastante mais de Português.

O País espera-nos.


6 comentários:

Anónimo disse...

Os meus parabéns ao Eng porque este seu blogue é diferente dos outros que andam para aí e tem sempre algo de mensagem. Eu gosto.
MPR

Antonio Nabais disse...

Veio-me à memória o "Corte a Frio" e algumas das noites que ali passei a tirar dúvidas de Matemática ao Gualdino Tavares, Cabo Verdiano e ajudante de Operador. Estava ele a estudar na escola interna da SN, para tentar obter o diploma da 6ª ou 9ª Classe (anos 80). Saída às 8.00 e lá ia o amigo Gualdino para a escola. Conseguiu alcançar os obejectivos!!!

Encontrei-o de novo em 1993, na Quinta da Princesa, Cruz de Pau, no Centro Social do Bairro!

GDB disse...

Bons tempos amigo Nabais! Tinhamos menos 25-30 anos. Mas sabíamos Português e Matemática, à moda "antiga" ainda. A escola interna da Siderurgia Nacional era uma grande Escola. Também leccionei lá a alguns operários e administrativos para as equivalências ao actual 9º e 12º anos, para além de trabalhar na Qualidade dos Produtos. Ainda me lembro do Gualdino...E de si também. Os turnos eram uma grande "estopada"!

Anónimo disse...

Mas acho que ele vai ver bastante melhor de matemática como matemático é a tirar a mira às bolas. Força Gonçalo Alves.

Antonio Nabais disse...

Dos turnos nem vale a pena falar.

Volvidos 21 anos ainda tenho pesadelos! Das 00.00 às 12.00, quando faltava a rendição do colega, era a "matar", agravado se fosse uma noite com chapas de 3000x1500x2.99mm , ou as chapas para a Sopol, para tubos a aplicar em condutas de transporte de água! Foi uma escola também para a minha actual actividade!

Quem mexeu alguns cordelinhos para eu sair a 13 de Abril 89, quem foi?

Quem nos reuniu de novo, embora telefónicamente, no turbilhão da Campanha do Mundial de 2005?

A propósito ele celebra mais um aniversário por estes dias! Creio que no próximo Domingo!

São 5:49 (3:49 PT) e começa um novo dia de trabalho por cá!

Abraço

Anónimo disse...

eu tive foi um grande pesadelo em PA quando vi os nossos rapazes a serem levados num tufão. Nem hoje quero acreditar. Mas sei que vão levantar a juba e rugir.
ACS