CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!

CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!
Villanueva, 31 Out 2017 - Les Casernes

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!
Coimbra, 16-18/09/2016

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!
Setembro Aljustrel, 27 Setembro 2015.

A TAÇA É NOSSA!

A TAÇA É NOSSA!
Igualada, 26 Abril 2015!

LIVRAMENTO AO RUBRO!

LIVRAMENTO AO RUBRO!
Mustang trepa a rede, 12 Outubro 2014

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!
VALONGO, 24 JULHO 2016,

VOLTOU A PAIXÃO!

VOLTOU A PAIXÃO!
André Pimenta - Loures - 12 Jan 2013.

domingo, 17 de janeiro de 2010

O MEU ÍDOLO.






Fez quatro anos, no dia 12/01/2010, que partiu o meu ídolo Sr. Fernando Adrião. Com todo o respeito, pelos demais, para mim o maior jogador de todos os tempos, no HP.

Nasceu alfacinha e viveu depois com os Pais em Moçambique, País que o veio adoptar para sempre. Grande Capitão da Selecção Nacional e lider do grande Desportivo de Lourenço Marques, que conquistou campeonatos Nacionais, o último dos quais no ringue da Juventude Salesiana em 1972/73. Na altura era estudante na Escola Sto António do Estoril e torci pelo Desportivo.




No dealbar do ano seguinte, nasceu o seu filho Bruno Adrião, também exímio patinador e jogador que herdou muitos genes do seu Pai.
Acompanhei os últimos tempos do Sr. Fernando Adrião, com algumas visitas ao Cuf Descobertas. O HP corria-lhe nos sangue, embora crítico de tudo e de todos.

Chegou a Sec Geral do CIRH e acumulou 136 internacionalizações por Portugal, tendo conseguido os seguintes títulos:

- 5 Campeonatos do Mundo
- 4 Campeonatos da Europa
- 5 Taças do Mundo de Montreux
- 2 Taças Latinas

Foi eleito para o 5 Ideal do Mundo, no Século XX, facto que atesta bem a sua qualidade. Consta que já depois dos 34 anos, Torcato Ferreira, não viu nele a qualidade suficiente para ainda poder representar o seu Clube do Coração que foi o SCP. São as chamadas "birras", mas pelo contrário, tinha dotes para a Selecção Nacional, onde o mesmo Torcato Ferreira era o Seleccionador.

Por falta de espaço - eu tentei - o seu espólio não ficou no SCP e foi o Dramático de Cascais que abriu os braços a este museu de história do HP. Recomendo, vivamente, uma visita ao seu Museu.

No seu funeral apareceu muita gente, sobretudo os grandes jogadores do seu tempo e outros que aprenderam a gostar de HP, vendo-o jogar. As bandeiras de Portugal e da FPP acompanharam-no à sua última morada.


        






Partiu e já não viu o seu SCP crescer na Fomação. Mas saberá que o seu neto Guilherme Adrião está nas escolas de formação do Clube. E quem sabe, se não será para o imitar na Modalidade que elegeu para ter sido o meu ídolo e quem me deu este gosto pelo HP.

Até Sempre, Sr. Fernando Adrião.

7 comentários:

Antonio Nabais disse...

... e foi o prmeiro seleccionador de Moçambique pós Independência.

S. Juan, Argentina 1978

Composição:

FERNANDO ADRIÃO (Selecionador),
Tome dos Santos (prep.fisico),
Joao Mangue(fisioterapista);

Jogadores:

Carlos Pinto, Américo Tavares, Neutel de Abreu, Antonio Simões, Alfredo Nicolas (G. Redes), Miguel dos Santos, Arsénio Esculudes, José Mauro, José Carlos e Joao Boavida (G. Redes).

Fica o registo.

GDB disse...

Obrigado pela info que acrescentou, amigo Nabais. Já só me falta aqui a foto do neto, Guilherme Adrião, que anda na nossa Iniciação.
Um abraço

SB disse...

Certamente que, esteja onde estiver, o avô Fernando sentirá um grande orgulho no seu primeiro neto, Guilherme Adrião que acompanha desde a barriga da mãe a magia desta modalidade que graças ao vosso esforço e dedicação se mantém viva e a proporcionar aos mais pequenos a possibilidade de aprender a dar os "primeiros passos" na escola do SCP! Pelas fotos que envio pode ver-se a alegria do meu pequeno grande amor. Obrigado! Sofia B.

Anónimo disse...

Sofia, uma das fotos do nosso Gui figurará nesta notícia. É um Leãozinho patinador em crescimento.
Obrigado

Anónimo disse...

O Fernando Adrião foi um grandioso jogador. Conheci também o filho que passou ao lado de uma carreira, por nem sempre apostar certo no clube que escolheu. Interessante se a família vier a suceder-lhe na modalidade. Parabéns por este recordatório.
A. Silva

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer se o Bruno Adrião ainda joga?
Aqui de Riba d'Ave

Antonio Nabais disse...

O Bruno Adrião não tem jogado.

Treina(va) com amigos para se manter em forma.

Ainda jogou por Moçambique em 2009no Mundial de Vigo.