CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!

CAMPEÕES EUROPEUS SUB 15!
Villanueva, 31 Out 2017 - Les Casernes

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DA ELITE CUP DE HP!
Coimbra, 16-18/09/2016

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!

TAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO É NOSSA!
Setembro Aljustrel, 27 Setembro 2015.

A TAÇA É NOSSA!

A TAÇA É NOSSA!
Igualada, 26 Abril 2015!

LIVRAMENTO AO RUBRO!

LIVRAMENTO AO RUBRO!
Mustang trepa a rede, 12 Outubro 2014

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!

JUNIORES VICE-CAMPEÕES NACIONAIS 15/16!
VALONGO, 24 JULHO 2016,

VOLTOU A PAIXÃO!

VOLTOU A PAIXÃO!
André Pimenta - Loures - 12 Jan 2013.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

FOI HÁ 37 ANOS!

Eram 7h40 do dia 25 de Abril de 1974, quando a carrinha chegou ao portão da Escola Salesiana de Santo António do Estoril. O porteiro avisava que naquele dia a Escola estaria fechada porque "havia algo como que uma revolução, em Lisboa".

Soltou-se a Liberdade, dentro de mim. Era o ano em que já havia previsto emigrar para a Bélgica, usando o expediente de ir para a Europa para a "apanha da fruta". A polícia DGS havia-me autorizado sair por 2 meses, em Agosto de 1974. 

Não foi necessário lá chegar e uma ida a Lisboa, ao Largo do Carmo, deu para verificar que algo havia mudado, em Portugal. Foi um dia diferente e sem medo de distâncias. Combóio da Linha apanhado até Oeiras e depois a pé, numa marcha de entusiasmo até ao Cais do Sodré e de seguida até ao Bairro Alto. Regresso ao Colégio já depois das 19 horas e chegada depois da hora de jantar, que até aí era "sagrada". Mas a Revolução relevou-me este atraso. E a Guerra Colonial já não era o papão para os jovens...

Decorreram 37 anos e hoje ainda digo que valeu a pena. Na família tive gente com muitos problemas, porque o tomar partido e pensar livremente nos prejudicou e a alguns retirou a liberdade e a vivência da juventude. Hoje falamos da Globalização, da adesão à UE, da crise do Espaço Euro, da Crise Internacional. Afinal, antes nada disto se falava porque o nosso País vivia isolado e com as fronteiras fechadas. Escondia cá dentro uma situação de medo e muitos tiveram que buscar o sustento emigrando. Outros tiveram que cumprir 36 e 48 meses de tropa para depois poderem ficar nas chamadas "Colónias Ultramarinas".

9 comentários:

Anónimo disse...

25 de ABRIL SEMPRE E VIVA A LIBERDADE. ÀS VEZES NÃO A SABEMOS USAR

Antonio Nabais disse...

Claro que valeu a pena.

Anónimo disse...

O 25 de Abril também me safou da Guerra das Colónias e veio na melhor altura pois tinha 16 anos. Vibrei imenso e na minha aldeia do Ribatejo vivia-se o pânico com a bufaria do regime pois há bastantes comunistas por cá. Mas felizmente deixou de ser tabu. Um bem haja aos militares de Abril

Anónimo disse...

Já imaginaram que os nossos actuais governantes são filhos do post 25 Abril? Sabem lá eles o que foi o passado da ditadura? Estão a levar-nos para mais uma delas mas ponham-se a pau que de duas em duas gerações a coisa muda

Anónimo disse...

ESTE POSTER CORREU MUNDO E AINDA HOJE É UM SIMBOLO DA LIBERDADE POIS FOI UMA REVOLUÇÃO SEM SANGUE

Anónimo disse...

O PROBLEMA DESTE PORTUGAL FOI TER HAVIDO LIBERDADE DEMASIADA QUE DEU EM MUITAS SITUAÇÕES EM LIBERTINAGEM E FUGA PARA A CORRUPÇÃO. ESTAMOS MUITO MAL COTADOS NO MUNDO

Anónimo disse...

O povo é quem mais ordena e contra o povo não há democracia

Paulo disse...

Sendo um pouco mais jovem que o Eng.º não posso deixar de agradecer aos que lutaram,que foram presos, que morreram, mas que acreditaram que era possível mudar.

Hoje podemos falar, criticar, lutar, sempre com o objectivo de contribuir para um futuro melhor para os nossos filhos.
Acredito que os homens de amanhã, farão melhor que os homens de hoje, porque estes conseguiram levar-nos para uma nova ditadura.

Desejo aos nossos governantes que a cada vez que deitarem a cabeça na almofada, sofram de insónias, e sintam a consciência pesada.
Espero que quando se reunirem no famoso Clube Bildenberg, se sintam envergonhados pelo que fizeram ao seu povo.

Jovens de hoje, façam um novo 25 de Abril, não se resignem, não baixem os braços, LUTEM.

25 de Abril, Liberdade Sempre

GDB disse...

Amigo, sempre a considerá-lo e não tenha dúvidas que também foram algumas "vergastadas" que levei, apanhado a colar cartazes da CEUD e da CDE e a fugir à frente da Polícia na Cidade Universitária que permitiram que hj o Paulo consiga usar este modo de comunicação e expressar-se.

Um forte abraço

GDB